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dc.creatorAkamine, Mariana Yuka
dc.date.accessioned2020-11-24T17:49:29Z-
dc.date.available2020-11-24T17:49:29Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationAKAMINE, Mariana Yuka. Gestão por competências na administração pública: características e desafios. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Itapetinga, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21341-
dc.description.abstractThis paper addresses a theme increasingly strategic in people management field: the management skills in public administration. Relating it to the following issues: selection and allocation of members; career development plan and the talent pool; needs assessment of training and capacity building; motivation of members. Based on a literature review and synthesis of knowledge acquired, developed a set of referrals that best illustrate the application of management skills in public administration. From this understanding, conjectured about the possibility of promoting the efficiency and quality of services and at the same, providing conditions for personal and professional development to public servants. Therefore, individual and organizational objectives will tend to relate to and work in the same direction, synergistic way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectPersonnel managementpt_BR
dc.subjectOrganizational effectivenesspt_BR
dc.titleGestão por competências na administração pública: características e desafiospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda uma temática cada vez mais estratégica no campo de gestão de pessoas: a gestão por competências na administração pública. Relacionando-a com as seguintes questões: seleção e alocação dos membros; plano de desenvolvimento da carreira e banco de talentos; levantamento das necessidades de treinamentos e capacitações; motivação dos membros. Com base em pesquisa bibliográfica e na síntese dos conhecimentos adquiridos, elaborou-se um conjunto de encaminhamentos que melhor ilustrasse a aplicação da gestão por competências na administração pública. A partir dessa compreensão, vislumbrasse a possibilidade de promover a eficiência e a qualidade nos serviços prestados e, ao mesmo, oferecer condições de desenvolvimento pessoal e profissional aos servidores públicos. Sendo assim, os objetivos individuais e organizacionais tenderão a se relacionar e trabalhar na mesma direção, de modo sinérgico.pt_BR
dc.degree.localItapetingapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferasso, Marcos
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Gestão e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública Municipalpt_BR
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