Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21206
Título: Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
Autor(es): Rocha, Silvinha Felix de Oliveira
Orientador(es): Ribeiro, Janete Santa Maria
Palavras-chave: Motivação na educação
Metodologia
Aprendizagem
Motivation in education
Methodology
Learning
Data do documento: 10-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROCHA, Silvinha Felix de Oliveira. Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Esta pesquisa é apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e busca destacar a aprendizagem escolar identificando a importância da leitura lúdica nos espaços escolares de variadas formas apontando sugestões de práticas pedagógicas como motivação no processo da alfabetização. Em face às inúmeras indagações quanto ao destino do livro neste século, com o advento das tecnologias da informação, não para atender aos interesses editoriais, mas como podemos assim dizer, certamente sobreviverá, como já, diante de outras ameaças já sofridas com relação ao rádio, à televisão, ao cinema, ao computador e a internet, ainda hoje o livro ocupa lugar de destaque, continuando supremo. Diante disso, a leitura sempre está como tema nas preocupações tanto de professores quanto de psicólogos, percebendo-se cada vez menos o interesse dos alunos pelo ato da leitura e aí entra a interação na escrita e na fala centradas em atividades práticas numa proposta pedagógica que examina atentamente os encaminhamentos metodológicos, condizentes com a realidade e anseios dos alunos, sendo capaz de tornarem as crianças em leitores competentes indo além da alfabetização, para que sejam sujeitos capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta e fazer a opção de mudá-la de alguma forma. Ora, sendo assim, destaco a importância da leitura lúdica e o uso adequado das normas e técnicas de ensino nos espaços escolares ao que tange o processo de alfabetização.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21206
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_139.pdf189,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.