Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Silvinha Felix de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-24T15:37:19Z-
dc.date.available2020-11-24T15:37:19Z-
dc.date.issued2015-10-10
dc.identifier.citationROCHA, Silvinha Felix de Oliveira. Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21206-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleInteração na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolarespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e busca destacar a aprendizagem escolar identificando a importância da leitura lúdica nos espaços escolares de variadas formas apontando sugestões de práticas pedagógicas como motivação no processo da alfabetização. Em face às inúmeras indagações quanto ao destino do livro neste século, com o advento das tecnologias da informação, não para atender aos interesses editoriais, mas como podemos assim dizer, certamente sobreviverá, como já, diante de outras ameaças já sofridas com relação ao rádio, à televisão, ao cinema, ao computador e a internet, ainda hoje o livro ocupa lugar de destaque, continuando supremo. Diante disso, a leitura sempre está como tema nas preocupações tanto de professores quanto de psicólogos, percebendo-se cada vez menos o interesse dos alunos pelo ato da leitura e aí entra a interação na escrita e na fala centradas em atividades práticas numa proposta pedagógica que examina atentamente os encaminhamentos metodológicos, condizentes com a realidade e anseios dos alunos, sendo capaz de tornarem as crianças em leitores competentes indo além da alfabetização, para que sejam sujeitos capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta e fazer a opção de mudá-la de alguma forma. Ora, sendo assim, destaco a importância da leitura lúdica e o uso adequado das normas e técnicas de ensino nos espaços escolares ao que tange o processo de alfabetização.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee2Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee3Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_139.pdf189,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.