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dc.creatorCosta, Ráclima Cristina de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-24T15:32:06Z-
dc.date.available2020-11-24T15:32:06Z-
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationCOSTA, Ráclima Cristina de Oliveira. Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: uma reflexão sobre a primeira metade do século XX. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21187-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.titleUma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: uma reflexão sobre a primeira metade do século XXpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEm toda a sua história de pouco mais de cinco séculos, o brasil aparece como um país em que a educação raramente tomou papel de destaque na lista de itens para a promoção do desenvolvimento. Na contramão das demais nações modernas, os governantes, relegam o sistema escolar a pouco e parcos investimentos que somente são lembrados próximos aos períodos eleitorais. Manter a ignorância como forma de controle parece ser o lema de muitos governos, independente de linha ideológica e partidária. Somente nas últimas décadas é que se tem visto a demonstração de uma preocupação em investir em educação, atendendo muito mais ao clamor público do que pela iniciativa voluntária dos governantes. Se este cenário é desta forma, o que dizer do interesse público em investir na educação de adultos, já que ela pode ser vista como um investimento inútil. Vista por muito tempo no país como uma atividade sem retorno, a EJA (educação de jovens e adultos) atualmente balizada pela declaração de Hamburgo de 1997, representa uma preocupação cada dia maior, principalmente tratando-se de um país em que o jovem entra para o mercado de trabalho muito cedo para sustentar economicamente sua família. Neste sentido é de fundamental importância conhecer um pouco sobre a história desta modalidade de ensino como forma de entender e definir novas metodologias para ampliar a abrangência deste sistema de ensino. Este estudo apresenta um resgate histórico acerca da EJA no brasil, iniciando pela presença dos jesuítas no brasil colônia até o período pós regime militar. Trata-se, portanto, de um estudo puramente bibliográfico, por meio do qual foram levantadas informações de autores e instituições que pesquisaram sobre o assunto ao longo da sua história. Procurou-se, então, não tecer comentários críticos, mantendo as versões conforme seus próprios autores, garantindo imparcialidade a cada opiniãopt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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