Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21165
Título: | Afetividade no processo de ensino e aprendizagem de crianças da educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Affectivity in the teaching and learning process of children in early childhood education |
Autor(es): | Jesus, Luzia Alves Pereira de |
Orientador(es): | Santos, Cidmar Ortiz dos |
Palavras-chave: | Aprendizagem cognitiva Motivação na educação Educação afetiva Cognitive learning Motivation in education Affective education |
Data do documento: | 1-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | JESUS, Luzia Alves Pereira de. Afetividade no processo de ensino e aprendizagem de crianças da educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a importância da Afetividade no processo e ensino aprendizagem de crianças dos primeiros meses a 5 anos de idade. O mesmo inserese no campo da Educação, especificamente na Psicologia da Educação e da Educação Infantil e busca compreender a afetividade na perspectiva de Henri Wallon (1879-1962). O trabalho tem por objetivo abordar a importância do afeto no desenvolvimento cognitivo das crianças da Educação Infantil desde os primeiros meses. É uma pesquisa de caráter qualitativo e fundamentado na teoria Histórico Cultural e em autores que pesquisam sobre a temática, como: Galvão (2013), Arantes (2011), Leite (2012), Wallon (2010) dentre outros. A pesquisa realizada aponta que a relação professor-aluno fundamentada no vínculo afetivo auxilia no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Segundo o dicionário Aurélio (1994), o verbete afetividade está acentuado da seguinte forma: “Psicol. Conjunto de fenômenos psíquicos que se despontam sob a figura de emoções; sentimentos e paixões, seguidos sempre dá impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza”. Assim sendo, a afetividade desempenha um papel principal nas ligações psicossomáticas básicas, além de entusiasmar categoricamente a percepção, a memória, o pensamento, à vontade e as ações, e ser assim, um elemento essencial da harmonia e do equilíbrio da personalidade humana. Compreende, que o afeto é um dos vínculos que liga professor e aluno, sendo um conjunto onde ficam relacionados vários fatores como a autoestima, amor, sentimentos e valores. Esses laços de afeto entre educador e educando é o que faz uma aprendizagem aprazível e saudável. A afetividade é a combinação do todo, de todos essas emoções, que ensina apender e cuida. |
Abstract: | This work had as its theme the importance of Affectivity in the process and teaching learning of children from the first months to 5 years of age. The same is inserted in the field of Education, specifically in the Psychology of Education and Early Childhood Education and seeks to understand affectivity in the perspective of Henri Wallon (1879-1962). The objective of this study is to address the importance of affection in the cognitive development of children in early childhood education. It is a research of a qualitative nature and based on Historical Cultural theory and on authors who research on the subject, such as: Galvão (2013), Arantes (2011), Leite (2012), Wallon (2010) among others. The research carried out indicates that the teacher-student relationship based on the affective bond helps in the development and learning of the students. According to the dictionary Aurelio (1994), the affectivity entry is accentuated as follows: “Psicol. Set of psychic phenomena that appear under the figure of emotions; feelings and passions, followed always gives an impression of pain or pleasure, of satisfaction or dissatisfaction, of pleasure or displeasure, of joy or sadness. “ Thus, affectivity plays a major role in basic psychosomatic connections, in addition to enthusiastically categorizing perception, memory, thought, will and actions, and thus being an essential element of the harmony and balance of the human personality. It understands that affection is one of the bonds that connect teacher and student, being a set where they are related several factors like the selfesteem, love, feelings and values. These ties of affection between educator and educator is what makes learning enjoyable and healthy. Affectivity is the combination of the whole, of all these emotions, which teaches learning and caring. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21165 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
afetividadeaprendizagemeducacaoinfantil.pdf | 253,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.