Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21163
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Márcia de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:25:46Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:25:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-22 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Márcia de. A função mediadora do material didático no ensino fundamental I numa escola da zona rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21163 | - |
dc.description.abstract | This work had as its theme to investigate the role of didactic material in the process of the construction of mathematical thinking, in students of the 3rd year of Elementary Education of 9 years, in rural area. The research was developed by participant observation, in a public school located in Paraibuna - SP. Initially the methodology focused on bibliographic research, followed by field research, motivated by the low performance of the students in the discipline. This study required planning and developing pedagogical activities relating theory and practice, promoting and enabling the contact with diversity of materials, which enabled new strategies in the learning process. The results pointed out that the use of didactic material in the construction of mathematical thinking, when understood its function, becomes a valuable support. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | A função mediadora do material didático no ensino fundamental I numa escola da zona rural | pt_BR |
dc.title.alternative | The mediating function of didactic material in elementary education I in a School in the rural area | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática investigar a função do material didático no processo da construção do pensamento matemático, em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, em zona rural. A pesquisa foi desenvolvida pela observação participante, em escola pública localizada em Paraibuna - SP. Inicialmente a metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa de campo, motivada pelo baixo rendimento dos alunos na disciplina. Este estudo exigiu planejar e desenvolver atividades pedagógicas relacionando teoria e prática, promovendo e possibilitando o contato com diversidade de materiais, que viabilizassem novas estratégias no processo de aprendizagem. Os resultados apontaram que a utilização do material didático na construção do pensamento matemático, quando compreendido sua função, torna-se um suporte de grande valia. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hlenka, Vanessa | |
dc.contributor.referee1 | Hlenka, Vanessa | |
dc.contributor.referee2 | Scherpinski, Neusa Idick | |
dc.contributor.referee3 | Bortoli, Marlene Magnoni | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
materialdidaticoensinofundamental.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.