Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21163
Título: | A função mediadora do material didático no ensino fundamental I numa escola da zona rural |
Título(s) alternativo(s): | The mediating function of didactic material in elementary education I in a School in the rural area |
Autor(es): | Carvalho, Márcia de |
Orientador(es): | Hlenka, Vanessa |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Livros didáticos Aprendizagem Teaching - Aids and devices Textbooks Learning |
Data do documento: | 22-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CARVALHO, Márcia de. A função mediadora do material didático no ensino fundamental I numa escola da zona rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática investigar a função do material didático no processo da construção do pensamento matemático, em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, em zona rural. A pesquisa foi desenvolvida pela observação participante, em escola pública localizada em Paraibuna - SP. Inicialmente a metodologia centrou-se em pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa de campo, motivada pelo baixo rendimento dos alunos na disciplina. Este estudo exigiu planejar e desenvolver atividades pedagógicas relacionando teoria e prática, promovendo e possibilitando o contato com diversidade de materiais, que viabilizassem novas estratégias no processo de aprendizagem. Os resultados apontaram que a utilização do material didático na construção do pensamento matemático, quando compreendido sua função, torna-se um suporte de grande valia. |
Abstract: | This work had as its theme to investigate the role of didactic material in the process of the construction of mathematical thinking, in students of the 3rd year of Elementary Education of 9 years, in rural area. The research was developed by participant observation, in a public school located in Paraibuna - SP. Initially the methodology focused on bibliographic research, followed by field research, motivated by the low performance of the students in the discipline. This study required planning and developing pedagogical activities relating theory and practice, promoting and enabling the contact with diversity of materials, which enabled new strategies in the learning process. The results pointed out that the use of didactic material in the construction of mathematical thinking, when understood its function, becomes a valuable support. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21163 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
materialdidaticoensinofundamental.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.