Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Feiten, Viviane Vanessa Dohl | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:23:43Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:23:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.identifier.citation | FEITEN, Viviane Vanessa Dohl. Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21155 | - |
dc.description.abstract | Multidisciplinarity is, or ought to be, common in classrooms, because it addresses a number of everyday issues with specific content, giving meaning and contextualizing that approach. Analyzing this need, the general objective of this work is a proposal of activity involving mathematics and geography, creating mathematical models that predict population growth over the years, based on population data collected from geography and statistics sites. Three mathematical models of population will be presented as proposal of activities to be applied in different levels of education, medium and superior, using different mathematical languages. This activity promotes contextualized meaningful learning and agrees with the multidisciplinary approach. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Previsão demográfica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Geography - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Population forecasting | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of the population growth from mathematical modeling: application in different levels of education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A multidisciplinariedade é, ou deveria ser, comum nas salas de aulas, pois aborda diversos temas cotidianos junto a um conteúdo específico, dando significado e contextualizando aquela abordagem. Analisando essa necessidade, o objetivo geral deste trabalho foi uma proposta de atividade envolvendo matemática e geografia, criando modelos matemáticos que preveem o aumento populacional com o passar dos anos, baseados em dados populacionais coletados de sites de geografia e estatística. Serão apresentados três modelos matemáticos de população como proposta de atividades para serem aplicados em diferentes níveis de ensino, médio e superior, usando diferentes linguagens matemática. Essa atividade promove a aprendizagem significativa contextualizada e concorda com a proposta multidisciplinar. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sehn, Elizandra | |
dc.contributor.referee1 | Sehn, Elizandra | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ricardo dos | |
dc.contributor.referee3 | Wojslaw, Eliane Bianchi | |
dc.contributor.referee4 | Gómez, Magela Reny Fonticiella | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
crescimentopopulacionalmodelagemmatematica.pdf | 292,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.