Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Ozéas Lopes de Jesus
dc.date.accessioned2020-11-24T15:22:57Z-
dc.date.available2020-11-24T15:22:57Z-
dc.date.issued2018-06-22
dc.identifier.citationALMEIDA, Ozéas Lopes de Jesus. Avaliação, uma reflexão sobre os aspectos quantitativos e qualitativos no ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21152-
dc.description.abstractThe focus of this work was the search for analyzing some current conceptions in the contemporary school universe about the theme Learning Assessment. It is a topic already well investigated by the academic world, however, the ambition here was to only insert a little light with regard, above all, to the semantics of the word evaluation. For this, in addition to the theoretical basis with names such as, Cipriano Carlos Luckesi and Pedro Demo, also goes to the field to “listen” the real actors who live the theme in their daily life, teachers and students. In order to make it possible for the mission to be fulfilled in the space of a monograph, analytical scrutiny was limited to Elementary School II, but teachers and students from different areas and school years were given a voice. Given the richest possible, and from them, carry out the much desired reflections. Out of the reflection, the awareness of the educators, that it is necessary to see the evaluation instruments not as an end to a process, but as a means, a means to gauge what is going well and what still needs to be revised, perhaps with another approach, without that look little will evolve; because this is essential só that more students can improve their learning; and none of this can occur far from a teaching practice that sees evaluative situations as opportunities to know the students better and themselves. The results turned out to show how much our schools are full of not one teaching concept, but several; and this, perhaps, is one of the great obstacles that hinders a real educational improvement in our country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleAvaliação, uma reflexão sobre os aspectos quantitativos e qualitativos no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeAssessment, a reflection on the quantitative and qualitative aspects in elementary school IIpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO centro das atenções deste trabalho esteve na busca por analisar algumas concepções vigentes no universo escolar contemporâneo acerca do tema Avaliação da Aprendizagem. É uma temática já bastante investigada pelo mundo acadêmico, no entanto, a ambição aqui foi de apenas inserir um pouco de luz no que diz respeito, sobretudo, à semântica da palavra avaliação. Para tanto, além do embasamento teórico com nomes como, Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo, também se vai a campo para “auscultar” os reais atores que vivem o tema em seu cotidiano, os docentes e discentes. Para que a missão se tornasse possível ser cumprida no espaço de uma monografia, limitou-se o escrutínio analítico ao Ensino Fundamental II, mas procura-se dar voz a professores e alunos de diversas áreas e anos escolares, pois a ideia era justamente chegar a dados os mais ricos possíveis, e a partir deles, realizar as tão desejadas reflexões. Fora do refletir, da tomada de consciência por parte dos educadores, de que se faz necessário ver os instrumentos avaliativos não como fim de um processo, mas como meio, um meio de aferir o que está caminhando bem e o que ainda precisa ser revisto, quiçá com outra abordagem, sem esse olhar pouco se evoluirá; porque isso é essencial para que mais estudantes possam melhorar sua aprendizagem; e nada disso poderá ocorrer longe de uma prática docente que enxerga as situações avaliativas como oportunidades de conhecer melhor os alunos e eles a si mesmos. Os resultados acabaram por evidenciar o quanto nossas escolas estão repletas não de uma concepção de ensino, mas de várias; e este, talvez, seja um dos grandes entraves que dificulta uma real melhoria educacional em nosso país.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee3Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaoreflexaoaspectosquantitativos.pdf431,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.