Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21147
Título: | Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo |
Título(s) alternativo(s): | Experimental investigative activities in teaching chemistry: a reflective bibliographic study |
Autor(es): | Rosar, Leandro |
Orientador(es): | Bortoli, Marlene Magnoni |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Estratégias de aprendizagem Aprendizagem cognitiva Teaching - Aids and devices Learning strategies Cognitive learning |
Data do documento: | 16-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | ROSAR, Leandro. Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática, as atividades experimentais investigativas, na forma de um estudo bibliográfico reflexivo, com intuito de determinar os pontos comuns entre as atividades experimentais tradicionais e as de cunho investigativo, caracterizando assim, itens básicos para o planejamento de atividades realmente investigativas que propiciem um verdadeiro processo de ensino e aprendizagem, para isso dividiu-se o trabalho nos seguintes tópicos: As atividades experimentais na disciplina de química; Por que utilizar a experimentação no ensino de Química? Atividade experimental ideal; Papel didático da atividade experimental; Experimentação como caminho pedagógico; A experimentação tradicional versus investigativa; Atividades investigativas feitas por demonstração e atividades de demonstração; Planejamento de uma atividade experimental investigativa. Concluiuse o trabalho, determinando que as atividades experimentais investigativas em seu planejamento, devem contemplar os seguintes pontos: a elaboração de problemas, a elaboração de hipótese, a elaboração de procedimentos, coleta de dados, análise dos dados e a elaboração da conclusão. Através da mediação do professor, e respeitando o nível cognitivo da turma. |
Abstract: | This work was the subject of investigative experimental activities, in the form of a reflexive bibliographical study, in order to determine the common points between experimental and traditional investigative activities, thus characterizing basic elements for the planning of truly investigative activities that to provide a true teaching and learning process, for which the work was divided into the following topics: Experimental activities in the discipline of chemistry; Why use experimentation in teaching chemistry? Ideal experimental activity; Didactic role of the experimental activity; Experimentation as a pedagogical path; Traditional versus investigative experimentation; Investigative activities done by demonstration and demonstration activities; Planning of an investigative experimental activity. The work was concluded, determining that experimental investigative activities in its planning, should include the following points: problem-solving, hypothesis-making, elaboration of procedures, data collection, data analysis and completion. Through the teacher’s mediation, and respecting the cognitive level of the class. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21147 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
atividadesexperimentaisensinoquimica.pdf | 441,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.