Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21144
Título: Alfabetização cartográfica: desafios no processo de ensino/aprendizagem dos estudantes da sétima série
Autor(es): Batista, Joseli Oliveira Sena
Orientador(es): Magalhães, Vanderlei Leopold
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Percepção geográfica
Estratégias de aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Geographical perception
Learning strategies
Data do documento: 10-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BATISTA, Joseli Oliveira Sena. Alfabetização cartográfica: desafios no processo de ensino/aprendizagem dos estudantes da sétima série. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática o ensino de Cartografia para estudantes sétima série e buscou não só compreender como também analisar a importância da Cartografia nas aulas de Geografia como ferramenta de percepção e conhecimento do espaço geográfico. O ensino de Cartografia proporciona ao estudante desenvolver seu senso crítico e olhar de mundo menos ingênuo, permitindo assim sua emancipação. A partir de uma oficina de alfabetização cartográfica buscou-se ainda demonstrar ser possível ensinar e obter excelentes resultados mesmo em escolas com recursos escassos. Assim, desenvolver as noções cartográficas para os alunos do ensino fundamental, por meio de oficinas, pode se configurar em alternativa válida para garantir a qualidade de ensino.
Abstract: This work had as its theme the teaching of Cartography for seventh grade students and sought not to understand how to analyze the importance of Cartography in Geography classes as a tool for the perception and knowledge of geographic space. The teaching of Cartography allows the student to develop his / her critical sense and look of the world less naive, thus allowing its emancipation. From a cartographic literacy workshop it was also sought to demonstrate that it is possible to teach and obtain excellent results even in schools with scarce resources. Thus, developing the cartographic notions for elementary school students, through workshops, can be configured as a valid alternative to ensure the quality of teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21144
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaocartograficadesafiosensino.pdf919,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.