Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaran, Vera Lucia José de Araujo
dc.date.accessioned2020-11-24T15:20:07Z-
dc.date.available2020-11-24T15:20:07Z-
dc.date.issued2018-06-16
dc.identifier.citationMARAN, Vera Lucia José de Araujo. Indisciplina no ambiente escolar: compreendendo o problema. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21141-
dc.description.abstractThis work had as a theme to identify the situations that compromise the good development of the class, to contribute in the discussions that lead to soften the situations of indiscipline in the school environment. Understanding the subject, as well as the aspects that can influence the student’s undisciplined behavior at school, causes the teacher to develop attitudes that anticipate actions that may trigger indiciplinary factors. Through the research carried out at the Municipal School – Elementary School from 1st to 5th Year, in the municipality of Icaraíma – PR, can be analyzed the teacher’s attitude towards situations of indiscipline and his thinking about this problem. It was also observed the behavior of the students in the school environment, searching with the collected information, guiding the pedagogical work só that the problem of indiscipline in the school environment is softened, given its complexity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool disciplinept_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleIndisciplina no ambiente escolar: compreendendo o problemapt_BR
dc.title.alternativeIndiscipline in the school environment: understanding the problempt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática identificar as situações que comprometem o bom desenvolvimento da aula, contribuir nas discussões que levem a amenizar as situações de indisciplina no ambiente escolar. A compreensão sobre o tema, bem como os aspectos que podem influenciar o comportamento indisciplinado no aluno na escola faz com que o professor desenvolva atitudes que antecipem atos que possa desencadear fatores indisciplinares. Através da pesquisa realizada numaa Escola Municipal de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, no município de Icaraíma - PR., pode ser analisada a postura do professor frente a situações de indisciplina e seu pensamento com relação a este problema. Observou-se também o comportamento dos alunos no ambiente escolar, buscando com as informações coletadas, nortear os trabalhos pedagógicos para que o problema da indisciplina no ambiente escolar seja amenizado, dada a sua complexidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee3Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee4Donel, Marlene Lucia Holz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
indisciplinaambienteescolarproblema.pdf303,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.