Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntunes, Sandra Mara
dc.date.accessioned2020-11-24T15:14:39Z-
dc.date.available2020-11-24T15:14:39Z-
dc.date.issued2014-10-04
dc.identifier.citationANTUNES, Sandra Mara. Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21119-
dc.description.abstractTo tell a story through oral interaction happens between the meter and your listeners, which allows the improvement of the teaching and learning process of the child. Thus, the objective of this work was to improve the school environment for children who did not have contact with the children's stories, and studying the reaction of those listening to the story telling by the teacher and the first results of this practice in the classroom, through analysis of the immediate effects of two different methods of telling children's stories to students in the 4th grade of elementary school in a public school of education. The stories with the help of the technique that makes use of environment decorated and characterization of the characters participating in the plot, and also the technique of clothesline were counted. Both techniques were successful, but the first is more efficient, since all students were able to report at the end of practice the title, name of the characters and plot of stories. Regardless of the technique used the benefits were many and met the expectations of the researcher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCriatividade em criançaspt_BR
dc.subjectImaginação em criançaspt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectCreative ability in childrenpt_BR
dc.subjectReading promotionpt_BR
dc.titleTécnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAo contar uma história através da oralidade acontece a interação entre o contador e seus ouvintes, que permite o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem da criança. Desta forma, o objetivo deste trabalho consistiu em aperfeiçoar a realidade escolar de crianças que não possuíam contato com as histórias infantis, e estudar a reação destas ao ouvir a contação de histórias pelo professor e os primeiros resultados desta prática em sala de aula, através da análise dos efeitos imediatos de dois diferentes métodos de contar histórias infantis aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Ensino. Foram contadas as histórias com o auxilio da técnica que faz uso de ambiente decorado e caracterização dos personagens participantes do enredo, e também da técnica do varal. As duas técnicas obtiveram sucesso, porém a primeira se mostrou mais eficiente, visto que todos os alunos souberam relatar no final da prática o título, nome dos personagens e enredo das histórias contadas. Indiferentemente da técnica utilizada os benefícios obtidos foram vários e atenderam as expectativas do pesquisador.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André
dc.contributor.referee1Sandmann, André
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Bortoloto, Claudimara Cassoli
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_110.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.