Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21062
Título: | A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I |
Autor(es): | Souza, Lorinaldo Evangelista da Silva |
Orientador(es): | Santos Junior, Lucas Schenoveber dos |
Palavras-chave: | Incentivo à leitura Capacidade intelectual Aprendizagem Reading promotion Mental efficiency Learning |
Data do documento: | 25-Out-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SOUZA, Lorinaldo Evangelista de. A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | A leitura é uma importante ferramenta para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, além de fornecer subsídios que potencializam o processo de aprendizagem. O presente trabalho apresenta como temática a importância do estímulo da leitura e do processo de interação entre leitor, escritor e texto. Expõe algumas reflexões sobre a leitura, bem como o relato de um projeto experimental de leitura intitulado Projeto Bom Leitor, desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental I, de Cidade Gaúcha – Paraná, que utilizou livros de autoria da escritora Ruth Rocha, disponíveis na biblioteca da referida escola. Este trabalho procurou constatar a eficácia dos estímulos dados para a leitura, no incentivo a formação de leitores, como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, dentro da perspectiva de construção de pensamentos e letramento, através de práticas de leituras que possibilitam a percepção de forma organizada em torno de uma diversidade de textos, socializando os conhecimentos cognitivos, sociais e intelectuais durante o processo de ensino-aprendizagem. Apresenta também estratégias de como o professor pode trabalhar a leitura, tomando as obras de Ruth Rocha como um recurso potencialmente significante. |
Abstract: | Reading is an important tool for one`s intellectual development, in addition to providing grants that enhance the learning process. The present work is inspired by the importance of encouraging reading and the process of interaction between reader, writer and text. It also exposes some thoughts on reading, as well as the account of an experimental reading project called Project Good Reader, developed in an Elementary school located in Cidade Gaúcha – Paraná. The project used books authored by writer Ruth Rocha, available at the library of the school. This study sought to establish the efficacy of the stimulus data for reading, encouraging the formation of readers as a way to enhance the teaching-learning process in the perspective of building thoughts and literacy through reading practices that enable the realization so organized around a variety of texts, socializing cognitive, social and intellectual skills during the process of teaching and learning. Also presents strategies for how the teacher can work reading, taking the works of Ruth Rocha as a potentially significant resource. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21062 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_75.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.