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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerezin, Jennifer Rafaela Serafim
dc.date.accessioned2020-11-24T15:00:14Z-
dc.date.available2020-11-24T15:00:14Z-
dc.date.issued2014-10-04
dc.identifier.citationFEREZIN, Jennifer Rafaela Serafim. A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares. 2014. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21056-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectReservas indígenaspt_BR
dc.subjectÍndios - Usos e costumespt_BR
dc.subjectCulture - Study and teachingpt_BR
dc.subjectIndian reservationspt_BR
dc.subjectIndians - Social life and customspt_BR
dc.titleA aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regularespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à avaliação dos alunos indígenas referente à língua materna e o português, o ensino regular, as dificuldades dos professores tanto estruturais como pedagógicas, formação de professores e as características das escolas, em especial o Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo situado na Aldeia Avá– Guarani em São Miguel do Iguaçu. Para a realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa de campo, como visita a aldeia Avá - Guarani, estudos referentes aos documentos indígenas, referenciais educacionais específicos para a modalidade de ensino indígena, Projeto Político Pedagógico da escola, entrevistas com a pedagoga, professores da aldeia e o responsável pela modalidade de ensino indígena do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Sendo assim, um dos maiores resultados desta pesquisa foram os acréscimos aos estudos acadêmicos e um entendimento maior sobre a modalidade de ensino indígena. Outro acréscimo relevante foram os exemplos de aperfeiçoamento do processo de escolarização dos alunos indígenas, com programas deformação superior e específica para a docência nas escolas indígenas valorizando acultura e a língua materna, reafirmando o interesse de todos para uma educação de qualidade. Portanto, o presente trabalho atendeu as expectativas, além de proporcionar um embasamento teórico e prático da modalidade de ensino indígena, da valorização da cultura e do trabalho intercultural e diversificado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee2Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee3Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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