Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21040
Título: | Música na educação infantil |
Autor(es): | Klem, Elaine Lopes |
Orientador(es): | Santos, Cidmar Ortiz dos |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Ensino - Metodologia Learning strategies Teaching - Aids and devices Teaching - Methodology |
Data do documento: | 8-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | KLEM, Elaine Lopes. Música na educação infantil. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Esta monografia tem por finalidade, Música na Educação Infantil, para analisar a música, como instrumento de auxílio no desenvolvimento de aprendizagem, em salas de aula. Na fundamentação teórica buscou-se conhecer um pouco da historia da música, que já existia desde a pré-história. A música está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos, ela vai além daquilo que ouvimos. No texto referente à área de música dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, há visíveis progressos em relação à visão do que seja música, e de como pensar a prática pedagógica em música, se comparados com a visão tradicional. Quando inserida na rotina das crianças e dos adolescentes, as canções contribuem para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e de campo análise observatório, que foi possível concluí que a música pode ser instrumento de auxílio no trabalho pedagógico, a partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. Então, porém a música não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do aprendizado. |
Abstract: | This monograph is intended, Music in Early Childhood Education, to analyze the music, as an auxiliary instrument in the development of learning in classrooms. In theoretical foundation sought to know a bit of music history, which has existed since prehistoric times. The music is present in human life since ancient times, it goes beyond what we hear. In the text on the music area of the National Curriculum Parameters PCNs, no visible progress on the vision of what music, and how to think the pedagogical practice in music, compared with the traditional view. When inserted into the routine of children and adolescents, the songs contribute to the neurological, emotional development and children's motor. The methodology used was the literature search and analysis observatory field, it was possible to conclude that music can be aid instrument in educational work, from the time when the child comes in contact with the music, their knowledge becomes wider This contact will also involve increasing their sensitivity and make her discover the world around them in a pleasant way. So, but the music should not limit their action only as a tool in other areas of knowledge, for it speaks for itself and contributes to the integral development of learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21040 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_37.pdf | 388,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.