Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Flávia Camila Estercio | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:56:15Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:56:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-25 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Flávia Camila Estercio. Identificação do bullying nas histórias em quadrinhos em língua inglesa: conscientização no meio escolar. 2014. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21037 | - |
dc.description.abstract | The school bullying is a social factor that is evident in many countries and cultures, making victims students with forms that are seemingly harmless as simple pranks, but that can create unpleasant consequences for those involved. Bullying is portrayed as brutal and repetitive aggression: physical, verbal, social, and lately in the face of information technology: cyber bullying. This work was concerned with developing techniques and teaching methods that allow smooth and minimize these actions in school spaces, involving four stages: The first stage refers to the explanation of the concept and thermology bullying, character of the phenomenon, physical and social consequences through slides showing photographs, cartoons, newspaper headlines and interviews with participants. In the second moment, reading a chapter of comics in english language of the Gang’s Monica for identification of bullying in their protagonists. The third stage analyzed separately repetitive aggression in clippings of comic books in order to understand the aspects and consequences of assaults on the characters. And finally, the study of cases in other comics to identify the type of bullying and develop strategies to reduce and solve problems generated by the victims in violent acts such as awareness, termination and psychological treatments. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Assédio nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Ética estudantil | pt_BR |
dc.subject | Hasassment in schools | pt_BR |
dc.subject | Students - Attitudes | pt_BR |
dc.subject | Students ethics | pt_BR |
dc.title | Identificação do bullying nas histórias em quadrinhos em língua inglesa: conscientização no meio escolar | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O bullying escolar é um fator social que é evidente em diversos países e culturas, fazendo vitimas alunos com suas formas que aparentemente são inofensivas como simples brincadeiras, mas que podem gerar consequências desagradáveis aos envolvidos. O bullying é retratado como agressões brutais e repetitivas: física, verbal, social e ultimamente diante das tecnologias da informação: o cyber bullying. Este trabalho preocupou-se em desenvolver técnicas e métodos de ensino que permita suavizar e minimizar essas ações nos espaços escolares, envolvendo quatro etapas: A primeira fase refere-se à explicação do conceito e termologia do bullying, personagens do fenômeno, consequências físicas e sociais através de slides se apropriando de fotografias, desenho animado, manchetes de jornais e entrevistas com os participantes. No segundo momento, a leitura de um capítulo de histórias em quadrinhos em língua inglesa da Turma da Mônica para a identificação do bullying em seus protagonistas. A terceira etapa analisou separadamente agressões repetitivas em recortes de histórias em quadrinhos com a finalidade de compreender os aspectos das agressões e conseqüências nos personagens. E por último, o estudo de casos em outros quadrinhos para identificar o tipo do bullying e criar estratégias para reduzir e solucionar problemas gerados nas vítimas pelos atos violentos, tais como, conscientização, denúncia e tratamentos psicológicos. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hlenka, Vanessa | |
dc.contributor.referee1 | Hlenka, Vanessa | |
dc.contributor.referee2 | Barros, Ivaldete Tijolin | |
dc.contributor.referee3 | Sandmann, André | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e técnicas de ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_48.pdf | 5,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.