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Título: Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática
Autor(es): Alves, Gabriela Dallago Pereira
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino
Eficácia no ensino
Education - Study and teaching
Effective teaching
Data do documento: 9-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALVES, Gabriela Dallago Pereira. Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente estudo propôs uma pesquisa com os professores que atuam nas escolas integrais em Curitiba para verificar se a pratica escolar reflete a proposta teórica da Rede Municipal de Curitiba. A história da Educação Integral no Brasil não é antiga, faz aproximadamente oito décadas que se fala sobre o assunto e na cidade de Curitiba essa pratica é ainda mais recente, 18 anos. As escolas Municipais estão se adaptando para receber as crianças em tempo estendido, porém são escassos os debates sobre o assunto e os documentos Pedagógicos existentes não são condizentes com a realidade nas unidades Integrais. Pode-se verificar através de questionários, que os profissionais que trabalham nessas unidades entendem que a estrutura física é deficiente para atender a demanda, o numero elevado de alunos dificulta o trabalho e que a proposta que regulamenta a Educação Integral no Município, apesar de propor elementos validos, não é atingível na pratica cotidiana nas unidades que ofertam a educação integral.
Abstract: This study proposed a survey of teachers working in schools in Curitiba whole to see if the school practice reflects the theoretical proposal of the Municipal Curitiba. The history of Integral Education in Brazil is not old, is about eight decades spoken about it and in the Curitiba city this practice is even more recent, 18. Municipal schools are adapting to get kids on extended time, but there are few discussions on the subject and existing pedagogical documents are not consistent with reality in Integral units. You can check through questionnaires, the professionals who work in these units understand that the physical structure is deficient to meet demand, the high number of students hinders the work and that the proposal to regulate the Comprehensive Education in the city, although propose valid elements, is not attainable in everyday practice in the units that offer comprehensive education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21030
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