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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Freitas, Maria Antonia | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:54:25Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:54:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-23 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Maria Antonia. Escolarização inclusiva: o autismo e a arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21028 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Integração social | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiências do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Social integration | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Developmentally disabled children | pt_BR |
dc.title | Escolarização inclusiva: o autismo e a arte | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o sujeito autista e a influência da arte como estratégia inclusiva. No aluno autista predomina a síndrome da distância social, a falta de comunicação e seu comportamento voltado apenas para seu interior, movimentos repetitivos e sem interação externa. Em decorrência destes distúrbios a aprendizagem escolar se torna um tanto quanto defasada em relação aos demais, pois não permite a receptividade da mente, como no caso de outras necessidades especiais. Portanto, o presente estudo se propôs a estudar os elementos constitutivos e característicos do aluno autista. Alguns programas e propostas pedagógicas são sugeridos tendo como foco o aluno autista, sobretudo com a utilização da Arte como coadjuvante para que este aluno veja o próprio desenvolvimento de forma mais lúdica e possa se estruturar-se na sua dimensão espacial, temporal e social. Este estudo encontrou sua motivação na ação dos profissionais da educação que ainda se mostram inseguros diante do sujeito autista no cotidiano escolar. O presente estudo vê como urgente a necessidade de capacitações, qualificações e estruturações físicas e emocionais para receberem crianças e adolescentes com autismo para o quadro de discentes da escola. Ao estar em contato com o aluno autista, é necessário ao professor planejar ações e estratégias pedagógicas para que todos os envolvidos possam superar as barreiras que venham a ocorrer no dia-a-dia na sala de aula e que a integração e inclusão deste aluno não seja um processo doloroso para os envolvidos. Visto que o autismo não tem cura, o indivíduo o levará consigo por toda a vida. Cabe, no entanto, aos profissionais da educação, mesmo sem a capacitação e a preparação necessárias, se adaptarem e buscar no autodidatismo as propostas pedagógicas que mais se aproximam da realidade do aluno autista. Como proposto neste trabalho, a Arte como uma das estratégias que possam contribuir neste processo de ensino e aprendizagem, é uma alternativa de inclusão desse aluno. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bogoni, Rosangela Marcilio | |
dc.contributor.referee1 | Bogoni, Rosangela Marcilio | |
dc.contributor.referee2 | Bogoni, Rosangela Marcilio | |
dc.contributor.referee3 | Bogoni, Rosangela Marcilio | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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