Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20965
Título: A importância e as contribuições da monitoria nos cursos de engenharia da UTFPR - Medianeira
Autor(es): Cáceres, Francisco Rafael
Orientador(es): Thomaz, Diego Venâncio
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Ensino - Metodologia
Sistema monitorial de educação
Teaching - Aids and devices
Teaching - Methodology
Monitorial system of education
Data do documento: 26-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CÁCERES, Francisco Rafael. A importância e as contribuições da monitoria nos cursos de engenharia da UTFPR - Medianeira. 2013. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A maioria das universidades do Brasil que oferecem cursos nas áreas exatas como engenharia, enfrenta um grande problema: o alto índice de reprovação de alunos ingressantes nas disciplinas básicas. Com isso as instituições buscam alternativas para auxiliar nesta problemática, como o programa de monitoria, onde acadêmicos aprovados nas disciplinas auxiliam os alunos em resolução de exercícios e eventuais dúvidas. Esta pesquisa se voltará a esta metodologia de ensino, busca-se constatar o quanto ela de fato auxilia os acadêmicos que a buscam.
Abstract: La mayoria de las universidades de Brasil que ofrecen cursos en las areas exactas como la ingeniaría, se enfrenta a un gran problema: la alta tasa de fracasso de los nuevos estudiantes en las matérias básicas. Com eso, las instituiciones buscan alternativas para ayudar en este problema, como el programa de monitoreo, donde estudiantes que ya hiceiron la disciplina ayudan a otros estudiantes a hacer exercícios y en algunas dudas. Esta investigación estará vuelta hacia esta metodologia de enseñanza, tatando de darce cuenta lo quanto que realmente ayuda a los académicos que la buscan.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20965
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_94.pdf519,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.