Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20955
Título: | A utilização das mídias na disciplina de arte na escola pública |
Autor(es): | Silva, Luciani Heindrickson |
Orientador(es): | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Arte - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Transparências (Material audio-visual) na educação Teaching - Methodology Art - Study and teaching Teaching - Aids and devices Transparencies in education |
Data do documento: | 23-Nov-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SILVA, Luciani Heindrickson da. A utilização das mídias na disciplina de arte na escola pública. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho teórico de pesquisa objetivou trabalhar com o tema que versa sobre a utilização das mídias na disciplina de artes na escola pública. Para esse fim, trabalhou-se com objetivos específicos caracterizando a escola pública, os alunos e professores, que fizeram parte da pesquisa; investigando a metodologia utilizada pelos professores da disciplina de Arte, verificando se utilizam ou não as mídias em sala de aula e quais são as maiores dificuldades para a sua utilização; analisando o impacto causado pelas mídias na didática desses professores. Para embasar o trabalho, realizou-se primeiramente uma revisão da literatura através de pesquisa bibliográfica. Em seguida procedeu-se a pesquisa de campo com a finalidade de obter as respostas a essas questões, as quais foram direcionadas a partir de questionários encaminhados aos professores da disciplina de Arte, em uma escola pública, no município de Santa Terezinha de Itaipu. |
Abstract: | El presente trabajo teórico y de investigación objetivó trabajar con el tema que versa sobre la utilización de los medios de comunicación en la disciplina de Arte en la escuela pública. Para esa finalidad, se ha trabajado con objetivos específicos caracterizando la escuela pública, los alumnos y los profesores, los cuales hicieron parte de la investigación; investigando la metodología utilizada por los profesores de la disciplina de Arte, verificando si utilizan o no los medios de comunicación en las clases; verificando cuales son las principales dificultades para la utilización de los medios de comunicación y analizando el impacto causado por ellos en la didáctica de esos profesores. Para el embasamiento teórico del trabajo, se realizó primeramente una revisión de la literatura partiendose de una investigación bibliográfica. En seguida se procedió a la investigación de campo con la finalidad de obtener las respuestas a esas cuestiones, las cuales fueron direccionadas a partir de cuestionarios encaminados a los profesores de la disciplina de Arte, en una escuela pública, en la ciudad de Santa Terezinha de Itaipu. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20955 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VI_2012_14.pdf | 235,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.