Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Carine Penha Andrello
dc.date.accessioned2020-11-24T14:31:47Z-
dc.date.available2020-11-24T14:31:47Z-
dc.date.issued2013-11-29
dc.identifier.citationLOPES, Carine Penha Andrello. A ludopedagogia e a manutenção da atenção do aluno. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20900-
dc.description.abstractThis work is subject to recreational pedagogy and its application in the classroom as a tool able to assist in maintaining the attention of the learner in the contents that the educator seeks to convey. Recalling that the play activity is quite old and governed by rules, which has great influence on the development is understood as a right, and that has long been used in education. In schools, the play is presented as a tool that assists in the educational process and the overall development of the child , and make learning more enjoyable and attractive , that when used properly by trained educators, who know their learners. The recreational pedagogy, in turn, is presented as a method that seeks to make the process of teaching creative, relaxed and enjoyable, making use of games, play and dynamic. The method in question influences the development, including the development of attention and concentration. It is important to note that even with the emergence and maintenance of voluntary attention, attention involuntary never cease to exist. This is a purely bibliographic study and therefore constitute a space for reflection on the most improved recreational pedagogy while pedagogical option to improve classroom learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.titleA ludopedagogia e a manutenção da atenção do alunopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática a ludopedagogia e sua aplicação em sala de aula enquanto instrumento capaz de auxiliar na manutenção da atenção do aprendiz nos conteúdos que o educador busca transmitir. Lembrando que o brincar é atividade bastante antiga e regida por regras, que possui grande influência sobre o desenvolvimento, é entendida enquanto um direito e que há muito vem sendo utilizada na educação. Nas escolas, o brincar apresenta-se enquanto instrumento que auxilia no processo educativo e no desenvolvimento global da criança, além de tornar a aprendizagem mais agradável e atraente, isso quando utilizada adequadamente por educadores capacitados, que conhecem seus aprendizes. A ludopedagogia, por sua vez, apresenta-se enquanto método que busca tornar o processo de ensino criativo, descontraído e prazeroso, lançando mão de jogos, brincadeiras e dinâmicas. O método em questão exerce influência sobre o desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento da atenção e da concentração. É importante observar que mesmo com o surgimento e manutenção da atenção voluntária, a atenção involuntária nunca deixará de existir. Este é um estudo com característica puramente bibliográfico, representando, portanto, um espaço para a reflexão mais aprimorada sobre a ludopedagogia enquanto alternativa pedagógica para a melhoria do aprendizado escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_14.pdf218,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.