Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20896
Título: | A importância da afetividade na relação professor/aluno para o desenvolvimento da aprendizagem |
Autor(es): | Januário, Verônica Pires Vessani |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | Educação afetiva Aprendizagem Professores e alunos Affective education Learning Teacher-student relationships |
Data do documento: | 6-Dez-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | JANUÁRIO, Verônica Pires Vessani. A importância da afetividade na relação professor/aluno para o desenvolvimento da aprendizagem. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a afetividade no relacionamento entre professor e aluno para que ocorra a aprendizagem. Visto a quantidade de conflitos cada vez mais frequentes entre professores e alunos em sala de aula e a obtenção de maus resultados na aprendizagem. Estas situações fizeram com que a afetividade ganhasse destaque e fundamental importância nos processos de ensino. Este tema vem sendo visto por estudiosos como caminho para a obtenção de bons resultados escolares e consequentemente na boa formação do aluno. Para um melhor entendimento sobre a influência da afetividade na vida dos seres humanos é necessário compreender a história que perpassa as gerações, isto é a história da humanidade, na qual se destacam as teorias de Wallon, Vygotsky e Libâneo. São apontadas também as fases do desenvolvimento da inteligência conforme a tese Piagetiana, assim como as tendências pedagógicas e uma reflexão sobre a afetividade em cada uma delas. Por ultimo, é relatada a experiência em sala de aula com um aluno da educação especial e como a afetividade teve uma influência fundamental no processo educacional desse aluno, revertendo um quadro psicológico inicialmente apontado como severo a um quadro considerado leve. |
Abstract: | This work was based on the role of affectivity in the relationship between teacher and student since there had been an increasing amount of frequent conflicts between teachers and students in classroom and the obtaining of poor results in the learning process. These situations have caused affectivity to gain prominence and fundamental importance in the teaching process. The issue has been seen by scholars as a way to achieve good school results and consequently good student education. For a better understanding of the influence of affectivity in the lives of human beings it is necessary to comprehend the history that runs through generations, that is, the history of mankind, which highlights the theories of Wallon, Vygotsky and Libâneo. The stages of cognitive development according to Piagetian theory are also listed in this work as well as the teaching trends and a reflection on affectivity in each one of them. Finally, we report the experience in the classroom with a student from special education and how affectivity had a fundamental influence on the educational process of this student, reversing a psychological framework initially pointed as severe to a framework considered mild. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20896 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_2014_2_111.pdf | 207,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.