Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Flaviany Gomes de Moura Botelho
dc.date.accessioned2020-11-24T14:27:26Z-
dc.date.available2020-11-24T14:27:26Z-
dc.date.issued2013-12-13
dc.identifier.citationBARBOSA, Flaviany Gomes de Moura Botelho. Encaminhamentos pedagógicos sócios interacionistas para o ensino fundamental I. 2013. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20870-
dc.description.abstractThis work was the subject of investigation adopted in teaching literacy referrals of children enrolled in elementary school, in particular in the 1st and 2nd series, from the perspective of social interactionism. The research was conducted at the Global Umuarama school that is based on the same theory. Initially it held a general approach on constructivism, a support for the emergence of interactionism, and then we provide a brief literature review on some theoretical advocates of interactionism as teaching methodology. To complete the survey, we investigated the pedagogical practice compared to theory held at the Global College of Umuarama.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInteracionismo simbólicopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectSymbolic interactionismpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleEncaminhamentos pedagógicos sócios interacionistas para o ensino fundamental Ipt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como temática a investigação dos encaminhamentos pedagógicos adotados na alfabetização de crianças matriculadas no ensino fundamental I, em específico nas 1º e 2º séries, sob a perspectiva do sócio interacionismo. A pesquisa foi realizada no Colégio Global de Umuarama, escola que fundamenta sua proposta pedagógica na mesma teoria. Inicialmente foi realizada uma abordagem geral sobre o construtivismo, base de apoio para o surgimento do interacionismo, e posteriormente foi realizada uma breve revisão bibliográfica sobre alguns teóricos defensores do interacionismo como metodologia de ensino. Para operacionalizar a pesquisa de campo, investigou-se a prática pedagógica em comparação à teoria realizada no Colégio Global de Umuarama.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_106.pdf13,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.