Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Cristiane Belarmino de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:26:28Z-
dc.date.available2020-11-24T14:26:28Z-
dc.date.issued2013-11-29
dc.identifier.citationSOUZA, Cristiane Belarmino de. A afetividade na visão de docentes da educação infantil. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20863-
dc.description.abstractThis work has as its theme the affectivity in early childhood education, the goal is to discuss the importance of affectivity in the teaching and learning process, and its implications on child development. Today relations established in the school space are increasingly difficult, taking many times the disbelief of the school as a space for knowledge construction, where they can form subject conscious, participatory, human, sympathetic. In this context we stress the importance of stimulating the affectivity in students of early childhood education, the vital link between cognitive and affective aspects, affectivity as a fundamental factor in the relationship between teacher and student and the whole school environment, that relationship must be based on mutual respect, understanding and autonomy for the formation of full citizens. For it was conducted a bibliographical research through studies of various authors who consider the affectivity important factor in child development, in addition to a field research, conducted through a questionnaire applied to teachers of one early childhood Center, with questions geared to affectivity and their importance to the learning of the child. Through this search you can check that the school as an institution that the child shall attend in addition to the family must provide a healthy, pleasant environment, where the student feel good to be and can develop fully. The teacher in this environment is a fundamental part, is a link that enables the integral formation of the student, building him an affective relationship based on dialogue, understanding and mutual respect.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAffective educationpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleA afetividade na visão de docentes da educação infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática a afetividade na educação infantil, cujo objetivo é discutir a importância da questão afetiva no processo de ensino e aprendizagem, e suas implicações no desenvolvimento infantil. As relações hoje estabelecidas no espaço escolar estão cada vez mais difíceis, levando muitas vezes a descrença da escola como espaço de construção do conhecimento, onde se podem formar sujeitos conscientes, participativos, humanos, solidários. Neste contexto se destaca a importância de estimular a afetividade nos alunos de educação infantil, o importante elo existente entre os aspectos cognitivos e afetivos, a afetividade como fator fundamental na relação entre professor e aluno e em todo ambiente escolar, relação que deve ser baseada em respeito mútuo, autonomia e compreensão para a formação de cidadãos plenos. Para isso realizou-se pesquisa bibliográfica por meio de estudos de vários autores que consideram a afetividade fator importante no desenvolvimento infantil, além de uma pesquisa de campo, realizada através de um questionário aplicado a professores de um centro de educação infantil, com questões voltadas a afetividade e sua importância para o aprendizado da criança. Através desta pesquisa verifica-se que a escola como a instituição que a criança passa a frequentar além da família deve propiciar um ambiente saudável, agradável, onde o aluno sinta prazer em estar e possa desenvolver-se plenamente. O professor neste ambiente é parte fundamental, é um elo que possibilita a formação integral do aluno, construindo com ele uma relação afetiva, baseada em diálogo, compreensão e respeito mútuo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Hellmann, Liliane
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_21.pdf336,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.