Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20861
Título: O ensino da matemática para o cotidiano
Autor(es): Andrade, Cíntia Cristiane de
Orientador(es): Hellmann, Liliane
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANDRADE, Cíntia Cristiane de. O ensino da matemática para o cotidiano. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o ensino atual da Matemática e verificar qual a sua importância para o cotidiano do aluno, abordando teoricamente sobre o processo e métodos de ensino da matemática, relatando sobre como se encontra sua metodologia atual, o papel do professor, para que aprender matemática, quais os métodos de ensino e quais e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, culminando com a abordagem sobre a Matemática do Cotidiano. A pesquisa foi realizada por meio de elaboração e aplicação de questionários aos alunos do ensino fundamental e professores da disciplina de matemática pertencentes a um colégio estadual, localizado no Distrito de Graciosa, município de Paranavaí. Os questionários aplicados abordaram a importância da Matemática, a preferência dos estudantes por tal disciplina, sua importância e utilidade no dia a dia, como acontece o seu ensino na atualidade e as principais dificuldades apresentadas pelos alunos. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 60% dos alunos gostam da disciplina de Matemática, porém 67% dos professores acreditam que os alunos não gostam da mesma, para 75% dos alunos a geometria é o conteúdo mais difícil de aprender e para 100% dos professores, fração e números decimais são os conteúdos considerados mais difíceis de ensinar, e consequentemente de serem assimilados pelos alunos. Diante de tudo o que foi exposto evidencia-se que a Matemática é assunto de discussão entre alunos, professores e equipe pedagógica, ocasionando divergência entre as opiniões e assim, servindo como instrumento de busca para melhorias no ensino de tal disciplina.
Abstract: This work was developed in order to analyze the current teaching of mathematics and find what their importance to the everyday student, addressing theoretically about the process and methods of teaching mathematics, reporting on how to find your current methodology, the role teacher, to learn mathematics, which teaching methods and what and difficulties in the process of teaching and learning, culminating in the approach to the Everyday mathematics. The research was carried out through the preparation and application of questionnaires to elementary students and professors of mathematics belonging to a state college, located in the District of Graciosa, county of Paranavaí. The questionnaire addressed the importance of mathematics, students' preference for such discipline, its importance and usefulness in everyday life, as his teaching today and the main difficulties presented by the students. Through the analysis of the data collected, it was found that 60 % of the students like the discipline of mathematics, but 67 % of teachers believe that students do not like the same for 75% of the geometry content is harder to learn and 100 % of teachers, fraction and decimal numbers are the contents considered more difficult to teach, and consequently learning by students. Given all the foregoing it is evident that mathematics is a matter of discussion between students, teachers and educational staff, causing divergence between the views and thereby serving as a tool to search for improvements in teaching this discipline.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20861
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf390,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.