Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20843
Título: | A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança |
Autor(es): | Diniz, Taisa Barcelos Claudino |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | Leitura Educação de crianças Oralidade na literatura Reading Early childhood education Orality in literature |
Data do documento: | 3-Abr-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | DINIZ, Taisa Barcelos Claudino. A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. 2013. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Este trabalho busca esclarecer o quanto a oralidade foi perdendo seu espaço num mundo altamente tecnológico, onde as pessoas se comunicam muita mais virtualmente do que pessoalmente; busca resgatar o valor das conversas familiares, das histórias contadas e repassadas por gerações; busca mostrar que estas mesmas histórias que hoje já não têm muito valor, surgiram há séculos passados e continuam a exercer forte influência no desenvolvimento emocional das crianças, contribuindo profundamente na formação de sua personalidade e interiorização de valores, visto que a falta deste, tem sido um dos maiores problemas de nossa sociedade atual, onde predomina a falta de controle próprio, o desrespeito ao próximo, a violência e a saúde emocional totalmente comprometida. Além de todos estes fatores, neste trabalho buscou-se esclarecer que a contação de histórias também traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo, estimulando a criatividade, o senso crítico, a oralidade, a desinibição, a leitura gerada pelo prazer de buscar nos livros as mesmas histórias ouvidas. Além destes assuntos abordados, ainda foi discorrido sobre recursos que educadores contadores de histórias podem utilizar para tornar este momento ainda mais prazeroso e especial, como por exemplo, fantoches, marionetes, dobraduras, entre outros; por fim há sugestões de como tornar os momentos de leitura em sala de aula ainda mais dinâmicos e com atividades para explorar a história lida ou contada, visando sempre despertar o gosto pelas histórias e o desejo de viajar no fantástico mundo das palavras. |
Abstract: | This paper seeks to clarify how orality was losing its space in a highly technological world where people communicate much more virtually than in person, seeks to recover the value of family conversations, and told the stories passed on for generations, seeks to show that these same stories which today no longer have much value, emerged centuries ago and continue to exert a strong influence on the emotional development of children, deeply contributing in shaping your personality and internalization of values, since the lack of it, has been one of the biggest problems our current society , dominated by lack of self - control, disrespect to others, violence and emotional health fully committed. Besides all these factors, this study we sought to clarify that the storytelling also brings numerous benefits for cognitive development, encouraging creativity, critical thinking, oral communication, disinhibition, reading generated by the pleasure of looking at the books same stories heard. Besides these issues addressed, was still discoursed about features that counters educators can use stories to make this moment even more special and enjoyable, such as puppets, puppets, origami, among others, and finally there are suggestions on how to make the moments of reading even more dynamic and class room activities to explore the story read or told, always aiming to arouse the taste for stories and wanderlust in the fantastic world of words. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20843 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_2014_2_110.pdf | 261,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.