Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Luciana de Souza Molina
dc.date.accessioned2020-11-24T14:21:27Z-
dc.date.available2020-11-24T14:21:27Z-
dc.date.issued2014-03-24
dc.identifier.citationNUNES, Luciana de Souza Molina. A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20824-
dc.description.abstractThis work had as its theme the importance of using different textual genres in literacy of students in the early grades of elementary school, now called the First Cycle or Cycle I. The children of the 1st, 2nd and 3rd years should receive the end of this cycle, a process teaching / learning which enable them to read, write and understand the literate world around them with mastery and fluency. Until then witness and even witnessed students who can read but do not understand the reading, ie, has the mastery of the written code, but has not developed the ability to understand the languages, the information contained in what you read. In this study it was observed that the use of textual genres explored in a playful way with innovative methodologies and educational activities that encourage students' thinking about the medium of which it is part , brings a consistent learning and an important literary consciousness early in our students , more than learning the writing system, code , signs seize their duties in their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleA alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonsopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a importância do uso dos diferentes gêneros textuais na alfabetização dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje denominado de Primeiro ciclo ou Ciclo I. As crianças do 1º, 2º e 3º anos devem receber ao final deste ciclo um processo de ensino/aprendizagem que lhes permitam ler, escrever e perceber o mundo letrado à sua volta com domínio e fluência. Até então presenciávamos e ainda presenciamos alunos que conseguem ler, mas não compreender a leitura, ou seja, tem o domínio do código escrito, mas não desenvolveu a habilidade de entender as linguagens, as informações contidas naquilo que lê. Neste estudo foi possível observar que o uso dos gêneros textuais explorados de forma lúdica, com metodologias inovadoras e atividades pedagógicas que instiguem o pensamento do aluno acerca do meio do qual ele faz parte, traz um aprendizado consistente e uma consciência literária importante desde cedo em nossos alunos que, mais que aprender o sistema escrito, o código, os signos, apreende as funções destes em seu cotidiano.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_53.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.