Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20806
Título: | Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização |
Autor(es): | Silveira, Rafael Amorim |
Orientador(es): | Santos, Ricardo dos |
Palavras-chave: | Capacidade motora Aptidão Crianças - Desenvolvimento Motor ability Ability Child development |
Data do documento: | 10-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SILVEIRA, Rafael Amorim. Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Atualmente, a educação psicomotora vem sendo enfatizada em instituições escolares e pré- escolares, clubes, espaços de recreação etc. A psicomotricidade vem como um mecanismo de ajuda para o desenvolvimento cognitivo fazendo com que a criança de forma natural e espontânea venha a dominar o próprio corpo e adquirir movimentos voluntários à medida que cresce. A educação só será completa se for global, isto é, realizada de tal forma que compreenda o todo da criança, com base numa abordagem corporal, que procura mostrar a importância da criatividade, do contato, da relação, da liberdade do brincar em um desenvolvimento harmônico. Através do brinquedo, da brincadeira, dos jogos e do movimento, que a criança vive a sua fantasia, torna-se mais tarde um adulto capaz e realizado. A educação física tem muito a contribuir nesse aspecto, porque tem como promover atividades que aprimorem essas características citadas acima; trabalhando paralelamente essas ações, respeitando o progresso da constituição fisiológica da criança e auxiliando esse processo. O trabalho é um estudo transversal de caráter descritivo. Tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais, desenvolvendo assim, também o movimento humano, pois ele é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço. |
Abstract: | Currently, psychomotor education has been emphasized in schools and pre-schools, clubs, recreation spaces etc. A psychomotor comes as a support mechanism for cognitive development causing the child naturally and spontaneously come to dominate the own body and gain voluntary movement as it grows. Education will only be complete if it is global, that is held in such a way that you understand all of the child, based on a body approach, which seeks to show the importance of creativity, contact, relation, freedom of playing in a development harmonic. Through play, the fun, games and movement, the child lives his fantasy, it becomes later a capable and accomplished adult. Physical education has much to contribute in this regard, because it has to promote activities that enhance these characteristics mentioned above; working alongside these actions, respecting the child’s physiological constitution progress and assisting this process. Work is a cross-sectional study of descriptive character. It aims to expand the possibilities of meaningful use gestures and body postures, thus developing also human movement, as it is more than simple body displacement in space. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20806 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_118.pdf | 342,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.