Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20780
Título: | Os contos de fada no processo de formação do sujeito |
Autor(es): | Santos, Viviane Silva dos |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | Simbolismo nos contos de fadas Fantasia na literatura Educação de crianças Symbolism in fairy tales Fantasy in literature Early childhood education |
Data do documento: | 3-Abr-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANTOS, Viviane Silva dos. Os contos de fada no processo de formação do sujeito. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | Este trabalho teve como proposta discutir o aspecto utilitário que assume os contos de fada no processo de formação do sujeito, tendo como destaque a fase da infância. Para tanto faz um percurso em diversas análises desta literatura expondo o ponto de vista de autores estudiosos da área, esclarecendo dessa forma, a influência dos contos no entendimento dos conflitos internos da criança e sua possível solução, dando ênfase também na compreensão da estrutura da personalidade que está ligada a resolução destes conflitos. Em seguida esclarece a importância da fantasia no crescimento da criança e o significado dos símbolos nos contos de fadas. Os resultados obtidos com o presente trabalho é a influência positiva que os contos de fada exercem na vida da criança, no que diz respeito ao autoconhecimento, possibilitando dessa forma o relacionamento compreensível com a sociedade e com o outro. |
Abstract: | This work is proposed to discuss the utility aspect that takes fairy tales in the process of formation of the subject, especially that which its infancy. For much does a course in several analyzes of this literature expounding the views of scholars of the area, thereby clarifying the influence of stories in understanding the internal conflicts of the child and its possible solution, emphasizing also the understanding of the structure of personality which is linked to the resolution of these conflicts. Then explains the importance of fantasy in the child's growth and significance of symbols in fairy tales. The results obtained from this study is the positive influence that fairy tales play in a child's life, with regard to self-knowledge, thus enabling the comprehensive relationship with society and with the other. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20780 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2012_23.pdf | 250,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.