Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20752
Título: Dificuldade no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Glória Moreno dos
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Aprendizagem
Reading
Writing
Learning
Data do documento: 30-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Glória Moreno dos. Dificuldade no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi investigar quais são as estratégias de ensino e aprendizagem que podem remover ou, pelo menos, amenizar os obstáculos causados pela não compreensão no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em idade escolar; analisar as possíveis causas de dificuldade no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental com a finalidade de buscar identificar causas e fatores que dificultam a aprendizagem dos alunos durante o processo de alfabetização e evidenciar as estratégias que os professores podem utilizar em sua prática docente, contribuindo com as crianças para que possam evoluir de maneira significativa; analisar criticamente o processo de como acontece o ensino da leitura e da escrita. Fundamentar-se numa proposta construtivista para a realização desta para que a criança tenha sucesso no processo de alfabetização. A pesquisa chegou à conclusão de que toda criança é capaz de aprender e que cada um tem o seu tempo certo, e a escola pode ajudar nessa evolução. É urgente que o educador perceba que existem ritmos de aprendizagem diferentes, que o assunto poderá ser o mesmo, mas cada um irá assimilar de acordo com o seu potencial, pois o saber evolui quando o profissional trabalha a teoria e a prática fundamentada em uma proposta que busca sanar as dificuldades num processo de interação entre saberes tanto do educando como do educador. O educador proporcionando sempre condições de reflexões, propondo um olhar crítico durante a prática educativa e que essa seja constante e que essa busca por mudanças seja um meio de melhorar a realidade educacional. O professor deve perceber a necessidade da turma e, a partir daí, ampliar e aprimorar conhecimentos, realizando um trabalho integrado que contemple as necessidades dos alunos de maneira flexível, fazendo uso da pesquisa constante, da reflexão e da práxis.
Abstract: The objective of this study was to investigate what the teaching and learning strategies that can remove or at least minimize obstacles caused by not understanding the process of development of reading and writing for learning development of children of school age; analyze the possible causes of difficulty in the development of reading and writing in the early grades of elementary school in order to try to identify causes and factors that hinder students' learning during literacy and highlight the strategies that teachers can use in their teaching practice, helping with the children so that they can evolve significantly; critically analyze the process as is the teaching of reading and writing. Founded on a constructivist approach to achieving this for the child to succeed in the literacy process. The research concluded that every child can learn and that each has its own time, and the school can help this evolution. It is urgent that the teacher realizes that there are different rates of learning, that it may be the same, but each will assimilate according to their potential as knowledge evolves when the professional work theory and practice based on a proposal seeks to remedy the difficulties in the process of interaction between the students as much knowledge of the educator. The teacher always providing conditions reflections, suggesting a critical look at the educational practice and that is constant and that this quest for change is a means of improving the educational reality. The teacher should realize the need of the class and, thereafter, to expand and enhance knowledge, performing an integrated work that addresses the needs of students in a flexible manner, making use of the constant research, reflection and praxis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20752
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_10.pdf279,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.