Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20749
Título: | As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos educadores |
Autor(es): | Selani, Edilson Rubens Ruiperes |
Orientador(es): | Santos, Cidmar Ortiz dos |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Formação profissional Tecnologia educacional Teaching - Methodology Occupational training Educational technology |
Data do documento: | 6-Mai-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SELANI, Edílson Rubens Ruiperes. As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos educadores. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa visa à reflexão acerca da importância das tecnologias no processo de formação docente como forma de incentivar a qualificação do processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula. Busca também verificar como as recentes descobertas tecnológicas podem contribuir para o processo de desenvolvimento e capacitação de professores, pedagogos e agentes escolares. Respaldado por uma proposta de estudo comparativa entre os meios e práticas pedagógicas que vem sendo utilizadas pelos professores no contexto escolar, realiza-se uma reflexão sobre a educação que se tem e a que se busca, isto é, uma educação capaz de dar significado à sociedade com práticas inovadoras, criativas e fundamentalmente humanas. Este trabalho toma como base pesquisas realizadas nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil da Cidade de Diamante do Norte, Estado do Paraná. As respostas ora obtidas permitiram lograr resultados e opiniões que os educadores possuem sobre os recursos tecnológicos que as escolas têm ofertado para melhorar a qualidade de ensino. Os dados, depois de coletados e analisados, indicam que o uso de tecnologias tem se propagado entre os educadores e estes, por sua vez, reconhecem que é necessária aos profissionais envolvidos no processo educativo uma capacitação inserida em uma formação continuada tendo em vista a preparação para lidar com as tecnologias, pois a utilização desses equipamentos contribui para que o aprendizado dos alunos se torne significativo. |
Abstract: | This research aims to reflect on the importance of technology in the process of teacher education as a way to encourage the qualification of teaching and learning in classrooms. Search also check how recent technological breakthroughs may contribute to the development and training of teachers, pedagogues and school agents. Backedby a proposal for a comparative study between the media and pedagogical practices that are being used by teachers in the school context, performs a reflection about education and what has that search, that is, an education which will give meaning to society practices with innovative, creative and fundamentally human. This work builds on research conducted in Municipal Schools and Child Education Centers City Diamante do Norte, State of Parana. The answers obtained either allowed achieving results and opinions that educators have about the technological resources that schools have offered to improve the quality of education. The data, once collected and analyzed, indicating that the use of technology has taken hold among educators and these, in turn, recognize that it is necessary for professionals involved in the educational process a training set in continuous training in order to prepare to deal with the technology, because the use of such equipment that contributes to student learning becomes significant. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20749 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_I_2012_08.pdf | 248,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.