Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20747
Título: | O trabalho pedagógico na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
Autor(es): | Pereira, Maria Inez Rodrigues |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Planejamento Dialética Ensino - Meios auxiliares Teaching - Methodology Planning Dialectic Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 1-Dez-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | PEREIRA, Maria Inez Rodrigues. O trabalho pedagógico na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2011. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
Resumo: | Este estudo teve como temática o trabalho pedagógico na perspectiva Histórico-Crítica, cujo objetivo foi investigar algumas dificuldades de procedimento que os professores possuem na elaboração do planejamento das aulas de acordo com os cinco passos do método dialético, bem como desenvolver algumas estratégias de ensino que têm como princípios: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Esta necessidade justifica-se, pois, um dos desafios que a escola enfrenta, está relacionado à metodologia inovadora com conteúdos que estejam ligados às finalidades sociais do educando. A metodologia utilizada para essa pesquisa se desenvolveu de forma exploratória a uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo e levantamento bibliográfico, onde foi analisado o método didático utilizado pelos professores, de modo a possibilitar uma visão mais abrangente sobre o que o grupo pesquisado possuía de conhecimento necessário, para o desenvolvimento do método dialético. |
Abstract: | This study had as thematic the pedagogical work in perspective Historical-Critical, whose objective was to investigate some procedural difficulties that teachers have in the preparation of planning of lessons according to the five steps of the dialectical method, as well as develop some teaching strategies that has as principles: social practice initial problematization, instrumentation, and practice social catharsis final. This need is justified because of the challenges the school faces are related to methodology innovative content that is related to the purposes of educating social. The methodology for this research was developed in an exploratory way to an action research, qualitative, and literature, where we analyzed the teaching method used by teachers, to enable a more comprehensive picture about what the group had researched the knowledge necessary for the development of the dialectical method. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20747 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_I_2012_16.pdf | 224,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.