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dc.creatorQueiroz, Adriana de Freitas Landim
dc.date.accessioned2020-11-24T14:12:02Z-
dc.date.available2020-11-24T14:12:02Z-
dc.date.issued2012-11-30
dc.identifier.citationQUEIROZ, Adriana de Freitas Landim. Literatura infantil: construindo significados. 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20734-
dc.description.abstractWorking with Children's Literature (CL) in the classroom requires a suitable teaching position to meet the needs of students with the important support of the literary text. Read and understand, write and communicate are eminently social needs of individuals who make a historical and able to enter into a particular social context. So consider this text in its entirety requires the teacher to know the most important methodologies and different work related with this text in the classroom. Therefore, it is necessary to investigate what is the real contribution of the work with the CL to the learning process in the early years of elementary school and, moreover, it is essential to understand how is the relationship between child and literary work. Therefore, we use in a literature to meet certain specific needs that will enable the theory comprehension and understanding of the literary phenomenon occurring in the classroom. Based on a theory that supports the analysis of the issues raised, it is clear that working with the CL in the classroom allows a comprehensive process of meaning so that students read the word, read the world and interact with these elements inherent social practice is part of a condition in which men live. The assumption that reading is not waterproof and should not be stagnant requires an understanding of the different methods and thus determining the educational profile of a school or a teacher. Thus reality allows the development of the reader as a social being, however, it is necessary to consider the different ways of approaching the child reader of the text quality that will aim to develop the student that social perception as necessary for life in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCrianças - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChildren - Books and readingpt_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.titleLiteratura infantil: construindo significadospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho com a Literatura Infantil (LI) em sala de aula requer um posicionamento docente adequado para atender as necessidades dos alunos com o importante respaldo do texto literário. Ler e compreender, escrever e se comunicar são necessidades eminentemente sociais que fazem do indivíduo um ser histórico e capacitado para se inserir em um determinado contexto social. Portanto, considerar esse texto em sua integralidade exige do docente conhecer as mais diferentes e importantes metodologias relacionadas ao trabalho com esse texto em sala de aula. Diante disso, é necessário investigar qual é a real contribuição do trabalho com a Literatura para o processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, além disso, é imprescindível entender como se processa a relação existente entre criança e obra literária. Para tanto, utilizamo-nos de uma pesquisa bibliográfica para atender às determinadas necessidades pontuais da teoria que permitirá a compreensão e o entendimento do fenômeno literário ocorrente em sala de aula. Com base em uma teoria que sustenta a análise da problemática levantada, fica claro que o trabalho com a Literatura Infantil em sala de aula permite um processo de significação abrangente aos alunos de modo que ler a palavra, ler o mundo e interagir com esses elementos inerentes à prática social faz parte de uma condição em que os homens vivem. O pressuposto de que a leitura não é estanque e nem deve ser estagnada requer a compreensão dos diferentes métodos e consequentemente a determinação do perfil educacional de uma escola ou de um professor. Assim, a realidade permite o desenvolvimento do leitor enquanto ser social, contudo, é necessário considerar as distintas maneiras de aproximar o leitor infantil do texto de qualidade que objetivará desenvolver no aluno essa percepção social tão necessária para a vida em sociedade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

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