Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGasques, Luciano Seraphim
dc.date.accessioned2020-11-24T14:11:52Z-
dc.date.available2020-11-24T14:11:52Z-
dc.date.issued2012-12-14
dc.identifier.citationGASQUES, Luciano Seraphim. A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas. 2012. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20732-
dc.description.abstractBiology, in many content, is characterized by its complexity and high degree of abstraction. Why is often taught in a decontextualized and without tools to assist in their understanding. The educational resources are key tools in the teaching of biology because they can participate as facilitators of the teaching and learning process. Therefore, this study aimed to investigate the level of knowledge and acceptance of the course graduates degree in Biological Sciences with respect to the use of educational technology in the teaching process as well as its use in teaching practice during the course of the internship. For this purpose, one semi-structured questionnaire was administered to subjects who were willing to participate. The results featured a good acceptance of educational resources, pointing highlight the importance given to audiovisual resources and visit the natural environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectAudio-visual materialspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEm muitos conteúdos, a disciplina Biologia é caracterizada por sua complexidade e alto grau de abstração, por vezes é ensinada de forma descontextualizada e sem instrumentos que auxiliem a sua compreensão. Os recursos educacionais são instrumentos importantes no ensino desta disciplina, uma vez que podem participar como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Visando lançar luz sobre a utilização destes recursos, este trabalho teve como objetivo averiguar o nível de conhecimento dos formandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas com relação às condições reais encontrada nas escolas e a sua aceitação com relação à utilização dos recursos educacionais no processo de ensino e a sua utilização na prática docente. Para esse fim utilizamos na pesquisa um questionário semi estruturado que foi aplicado aos sujeitos predefinidos que se dispuseram a participar. Os resultados caracterizaram uma boa aceitação dos recursos educacionais, apontando uma predileção aos recursos audiovisuais e às visitas aos ambientes naturais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_35.pdf472,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.