Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20728
Título: Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos
Título(s) alternativo(s): Literacy and literacy: contemporary challenges
Autor(es): Furtado, Magna Suely Santos Alves
Orientador(es): Wojslaw, Eliane Bianchi
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Professores alfabetizadores
Atividades criativas na sala de aula
Learning strategies
Reading teachers
Creative activities and seat work
Data do documento: 10-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FURTADO, Magna Suely Santos Alves. Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Ser alfabetizado é um direito de todos, mas a uma pequena parte da população tem sido cerceado este direito. Diante desta situação, percebeu-se que a falta de conhecimento sobre os métodos de alfabetização seria um dos empecilhos para consolidação da alfabetização. Este trabalho teve como objetivo geral analisar os métodos de alfabetização e sua eficácia no processo de aprendizagem dos alunos na forma mais efetiva nas práticas sociais de leitura e escrita. Os objetivos específicos foram: conceituar alfabetização e letramento e suas implicações no processo de aprendizagem; analisar as políticas públicas voltadas para alfabetização e pesquisar o percurso formativo do professor alfabetizador. Para tanto, a pesquisa escolhida foi de caráter qualitativo com enfoque na pesquisa descritiva; o principal instrumento de coleta foi à pesquisa bibliográfica por meio da qual se coletaram os dados de referencial teórico sobre Alfabetização e Letramento. Enfim, o que se pretendeu foi contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para o processo formativo dos professores alfabetizadores, permitindo, sobretudo, uma reflexão quanto às práticas executadas na sala de aula.
Abstract: Be literate is everyone`s right, however just few among the population have acess to this right. In this situation, we recognize the lack of knowledge about the methods to literate is a hindrance to consolidate a wide literacy. This completion of course work has as wide objective analise literacy methods and their efficiency in the students learning process in the most effective social practice of reading and writing. The especific objective was conceptualize the literacy and it implications in the learning process; analise public policy focused on literacy and research aboute the formation route of the literacy teachers. For this, the chosen research was qualitative and with focus on descritive research; the major collect instrument was the bibliography research by collecting theoric referencial data about the Teaching of reading and write and Literacy. Finally, what was intended is to contribute to the development of actions focused on the formation process of the teachears, allowing, especially, a reflexion relating to the practices executed in classes room`s.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20728
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaoletramentodesafioscontemporaneos.pdf628,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.