Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGodoi, Francis Pegorer
dc.date.accessioned2020-11-24T14:05:06Z-
dc.date.available2020-11-24T14:05:06Z-
dc.date.issued2018-06-01
dc.identifier.citationGODOI, Francis Pegorer. Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20636-
dc.description.abstractThis study had the purpose of verifying of the 3rd year high school students perception as for increase possibility the level of satisfaction in relation to the didactics philosophy teaching developed by flipped classroom and if this methodology could contribute to a critical training and conscious, aiming at a performance enables these young people in society. The need to use new philosophy teaching methodologies happened for the existence in classroom, where traditional methodologies already do not attend the educational necessities for the current generation that is immersed in technology. The verification of students’ perception in relation method was possible through observations and questionnaires applied after flipped classroom development that alternated moments in virtual classroom and classroom physics. The result was a clear students preference by an active education that involves the use of technologies that makes it só present in their daily life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectStudent-centered learningpt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.titleMetodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies: the use of flipped classroom in the philosophy discipline in the 3rd year of high schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve o propósito de verificar a percepção dos alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto à possiblidade de aumento no grau de satisfação em relação à didática nas aulas de Filosofia desenvolvidas pelo método sala de aula invertida e se essa metodologia poderia contribuir para uma formação crítica e consciente, visando uma atuação ativa desses jovens na sociedade. A necessidade do uso de novas metodologias para o ensino de filosofia se deu pela vivência em sala de aula, onde metodologias tradicionais já não atendem às necessidades didáticas para a atual geração que é imersa em tecnologia. A verificação da percepção dos alunos em relação ao método foi possível através das observações e questionários aplicados após o desenvolvimento da metodologia sala de aula invertida que alternou momentos na sala de aula virtual e na sala de aula física. O resultado foi uma clara preferência dos estudantes por uma educação ativa que envolva o uso das tecnologias que se faz tão presente no cotidiano dos mesmos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Gómez, Magela Reny Fonticiella
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasutilizacaosala.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.