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dc.creatorAlmeida, Edson Araujo de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:04:38Z-
dc.date.available2020-11-24T14:04:38Z-
dc.date.issued2018-06-16
dc.identifier.citationALMEIDA, Edson Araujo de. Poemas como recurso didático para o ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20627-
dc.description.abstractThe Teaching of Chemistry has been characterized by the use of reprodutivist methodologies, based on the memorization of concepts and formulas, hindering the process of teaching students’ learning. Such methodologies are still used in contradiction to the guidelines of documents such as the National Curricular Parameters, National Curricular Parameters – complementary guidelines and National Curricular Parameters for High School, which guide that the curricula of the school use methodologies based on the contextualization and daily life of the student , however, the same documents point to a series of contents to be work in the curricula, só that teachers feel pressured to make a choice, or work deeply certain content based on contextualization and everyday or approach all the themes described in the curriculum. The use of this type of (reproductive) methodology can still be associated with the initial formation of the teacher who works in the classroom, considering that many teachers teach subjects in which they do not have specific initial training. In the case of initial training courses for chemistry teachers, more emphasis is often placed on the specific part of the course, leaving behind teaching in the background. In addition, content aimed at Teaching is usually worked in the last years of undergraduate courses, when students are already accustomed to work the most specified part of the course. On the other hand, continuing training, because it has a short time, does not provide sufficient support for teachers to reflect on their practice and to put into practice new methodologies. In this way discussing didactic resources that can be used in the classroom is of great importance, to reverse this situation. A teaching resource, is any material that the teacher can use in the classroom to help his class, in the discipline of Chemistry, the most used resource by teachers are experimentation, however there are other resources such as games, music, videos, simulators, literature. Thus, this work has the theme of discussing the possibilities of using poems for Teaching Chemistry, since the poems can motivate and arouse students’ interest in the content to be worked in the classroom. In addition to this fact, the poems present aspects that transact between the social, political, economic and environmental fields, from the time of writing, and this can be used to contextualize the content in the classroom, and more, can be a tool capable of enabling interdisciplinarity, which is also much discussed when it comes to teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titlePoemas como recurso didático para o ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativePoem as teaching resource for teaching chemistrypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Química tem sido caracterizado, pela utilização de metodologias reprodutivistas, baseadas na memorização de conceitos e fórmulas, dificultando o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Tais metodologias, ainda são utilizadas indo em contradição as orientações de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais – orientações complementares e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que orientam que os currículos das escolas utilizem metodologias baseadas na contextualização e cotidiano do aluno, entretanto esse mesmo documento aponta uma série de conteúdos a serem trabalhos nos currículos, de forma que os professores se sentem pressionados a fazer uma escolha, ou trabalham profundamente certos conteúdos baseados na contextualização e cotidiano ou abordam todos dos temas descritos no currículo. O emprego desse tipo de metodologia (reprodutivista) ainda pode ser associado à formação inicial do professor que atua em sala de aula, tendo em vista que muitos professores lecionam disciplinas nas quais não possuem formação inicial especifica. No caso dos cursos de formação inicial de professores de Química, muitas vezes é dado mais ênfase na parte específica do curso, deixando o que diz respeito ao Ensino em segundo plano. Além disso, conteúdos voltados para o Ensino são geralmente trabalhados nos últimos anos dos cursos de licenciatura, quando os alunos já estão acostumados a trabalhar a parte mais especificada do curso. Já as formações continuadas, por apresentam um tempo curto, não oferecem suporte o suficiente para que os professores possam refletir sobre sua prática e consigam colocar em prática novas metodologias. De esta forma discutir sobre recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula é de grande importância, para reverter essa situação. Um recurso didático é qualquer material que o professor possa utilizar em sala de aula para auxiliar sua aula, na disciplina de Química, o recurso mais utilizado pelos professores é a experimentação, entretanto existem outros recursos como: jogos, música, vídeos, simuladores, literatura. Assim este trabalho possui a temática de discutir sobre as possibilidades do uso de poemas para o Ensino de Química, uma vez que os poemas podem motivar e despertar o interesse dos alunos sobre o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Além deste fato os poemas apresentam aspectos que transitam entre os campos sociais, políticos, econômicos e ambientais, da época em que foi escrito e isso pode ser utilizado para contextualizar o conteúdo em sala de aula, e mais, podem ser uma ferramenta capaz de possibilitar a interdisciplinaridade, que também é muito discutida quando o assunto é Ensino.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee1BORTOLI, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee2Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee3Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

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