Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20612
Título: | Elaboração de materiais didáticos de baixo custo para o ensino de DNA e RNA |
Título(s) alternativo(s): | Elaboration of low cost teaching materials for teaching DNA and RNA |
Autor(es): | Almeida, Edilson Araujo de |
Orientador(es): | Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera |
Palavras-chave: | Ácidos nucleicos Metodologia Biologia Nucleic acids Methodology Biology |
Data do documento: | 10-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | ALMEIDA, Edilson Araujo de. Elaboração de materiais didáticos de baixo custo para o ensino de DNA e RNA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | O Ensino de Biologia, tem sido descrito, como um ensino baseado apenas na memorização de conceitos, processos e nomenclaturas complexas, o que faz com que os alunos não sintam interesse em estudar tais conteúdos. Entretanto, cada dia mais conceitos estudados na disciplina de Biologia ganham as mídias, e isso faz com que os professores busquem metodologias diferentes, para que os alunos não interpretem informações de forma errada. Para romper com essa rotina de memorização de conteúdos os professores de Biologia estão utilizando diferentes materiais didáticos em suas aulas, materiais esses que vão funcionar como uma agente facilitador no processo de ensino aprendizagem. Materiais didáticos, como aulas práticas e de campo, jogos didáticos, maquetes, modelos didáticos, podem funcionar como uma ferramenta para romper com metodologias baseadas em memorização, porém muitos professores ainda encontram dificuldades em utilizar tais materiais, seja no momento do planejamento ou no momento do desenvolvimento da atividade. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo didático de baixo custo para se trabalhar o conteúdo de DNA e RNA e avaliar a possibilidade de sua utilização no processo de ensino desses conteúdos. Um modelo didático proposto consiste em peças que podem ser encaixadas para representar uma dupla fita de DNA, a formação do RNA e uma fita de RNA. Através dos resultados obtidos, pode-se afirmar que o modelo didático proposto pode funcionar como um agente facilitador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois os coloca como sujeitos ativos este processo. O modelo desenvolvido apresenta fácil manuseio, baixo custo para ser confeccionado, e uma boa durabilidade, podendo ser utilizado diversas vezes. |
Abstract: | The Teaching of Biology has been described as teaching based only on the memorization of complex concepts, processes and nomenclatures, which means that students do not feel interested in studying such contents. However, more and more concepts studied in the biology discipline are gaining in the media, and this causes teachers to seek different methodologies só that students do not misinterpret information. To break with this routine of memorization of content Biology teachers are using different teaching materials in their classes, materials that will act as a facilitating agent in the process of teaching learning. Didactic materials, such as practical and field lessons, didactic games, models, didactic models, can work with a tool to break with methodologies based on memorization, but many teachers still find difficulties in using such materials, either at the moment of planning or at the moment the development of the activity. The present research has the objective of developing a low cost didactic model to be used to work the DNA and RNA contents and to evaluate the possibility of this material to be used in the teaching of such contents. A didactic model, proposed consists of pieces that can be embedded, to represent a double strand of DNA, RNA formation and an RNA strand. Through the obtained results, it can be affirmed that the proposed didactic model can act as a facilitating agent in the teaching process of the students, because it places the student as an active agent in this process. The developed model presents an easy handling, besides presenting a low cost to be made, also presenting a good durability, being able to be used several times. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20612 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
elaboracaomateriaisdidaticosbaixo.pdf | 866,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.