Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20524
Título: | Alfabetização pelo método fônico |
Autor(es): | Avila, Sibelly Khetrin Guedes de |
Orientador(es): | Sandmann, André |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Aprendizagem Reading Writing Learning |
Data do documento: | 10-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | AVILA, Sibelly Khetrin Guedes de. Alfabetização pelo método fônico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Em busca de um método mais eficaz de alfabetização alguns países adotaram o Método fônico obtendo sucesso e melhora significativa em seus índices de proficiência. No Brasil, este Método ainda tímido, caminha a passos lentos e poucas escolas o aplicam por ainda não ser de domínio de todos. Amplamente se discutem estratégias e métodos para tirar o país do ranking de um dos últimos colados em programas de avaliações internacionais como PISA (Programme for International Student Assesment – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), porém, nenhuma mudança significativa aconteceu. Em 2009, o município de Foz do Iguaçu implantou o método fonético na alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino e obteve excelentes resultados em leitura e escrita com alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Assim também o fez uma escola privada trilíngue, também de Foz do Iguaçu, que após o uso deste método conseguiu com que seus alunos fossem alfabetizados em um espaço de tempo muito menor que outros métodos anteriormente aplicados em sala de aula. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20524 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_136.pdf | 240,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.