Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20478
Título: | Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos |
Título(s) alternativo(s): | Quality public education in the Region of Paraná West: exploratory analysis and comparison by major centers |
Autor(es): | Vendrame, Jéssica Berta |
Orientador(es): | Scherpinski, Neusa Idick |
Palavras-chave: | Educação Avaliação Gestão da qualidade total na educação Education Evaluation Total quality management in education |
Data do documento: | 7-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | VENDRAME, Jéssica Berta. Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Matemáticos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Este estudo faz uma análise exploratória e comparativa de notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013 pelos alunos que frequentaram a 8ª série(9ºano) dos colégios estaduais dos principais núcleos regionais de educação da região oeste do Paraná, enfatizando a qualidade do ensino público, que é representada por indicadores de qualidade que analisam as frequências e as notas das avaliações realizadas por esses alunos. Essa média foi comparada com a ineficiência da educação brasileira. Para análise de dados foram utilizados as notas obtidas pelos colégios dos principais núcleos de educação da região oeste do PR, seguido de histogramas, Boxplot e análise descritiva que graficamente apresentam as médias obtidas pelos colégios, fazendo as devidas comparações entre si, em seguida apresenta testes de comparações de médias analisados segundo Tukey e Fisher, que de modo geral os testes apontaram para diferenças significativas nos índices dos núcleos, a variação de desempenho do IDEB depende da posição geográfica. |
Abstract: | This is study an exploratory and comparative analysis of marks obtained in the Basic Education Development Index (IDEB) 2013 by students who attended the 8th grade (9th grade) of state schools of the major regional centers of education of the western region of Paraná, emphasizing the quality of public education, which is represented by quality indicators that analyze the frequencies and the notes of the assessments made by these students. This average was compared to the inefficiency of Brazilian education. For data analysis were used the grades obtained by the colleges of the leading educational centers of western PR region, followed by histogram, Box plot and descriptive analysis that graphically present the averages obtained by schools, making appropriate comparisons with each other, then presents tests averages and analyzed using Tukey Fisher comparisons, which generally tests pointed to significant differences in the rates of the cores, the performance variation of IDEB depends on the geographical position. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20478 |
Aparece nas coleções: | MD - Estudos Matemáticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_DAMAT_II_2015_04.pdf | 888,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.