Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMamus, Priscilla Teixeira-
dc.date.accessioned2012-03-23T16:43:17Z-
dc.date.available2012-03-23T16:43:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMAMUS, Priscilla Teixeira. Uma investigação funcionalista dos meios de expressão das relações retóricas de causa e resultado em locuções formais. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/203-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to describe how the rethorical relations cause and result are expressed in formal elocutions (lectures). By the Rethorical Structure Theory aplication, functional theory developed by Mann e Thompson (1987) which describes the established relations between the parts from a text, itís intended to verify the relations cause and result relevance in a construction of a discourse which are proposed to explain and teach, according to its kind of mark in a particular lecture context. The relations were indetified in the corpus, and after they were classified s the sort of mark. Then, it was observed how de relations were applied to the lectures, who were the informers, got their comunicatives purpose. The research corpus is formed by 10 formal elocutions (lectures) which belong to Funcpar (Functional Research Group on North/ North-East of Paran·) database. The subjects of the research are university lecturers who were born in Maring· (PR) or have lived in it for at least 10 years. The data were recorded during graduation classes and were transcribed according to a pattern based on NURC project (PRETI, 1993, p. 11-12) with a few adaptations. The segmentation of the units of the corpus followed Chafeís (1987) concept of intonation units. Results indicate the analysis of the cause and result relations in the teachersí speech not only contributed to their purpose of teaching, but also with the bent of the students interpretation in front of the teachersí explanations and communicative goals. This is because both the cause and results help in explaining subjects, because they seem to facilitate the understanding by students, since it is easier to understand a result when its cause is presented. Results of the research have showed a contribution with researches about textual organization, mainly the oral discourse, because the text producer, according to its genre, can influence not only in its coherence and compreension, but also to the purposes which the text producer aims to get. The description of this relationsí ways of comunication can serve as base to researches about textsí automatic generation and interpretation in Computational Linguistic and also to the textual production toolspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.relation.urihttp://www.ple.uem.br/defesas/pdf/ptmamus.pdfpt_BR
dc.subjectTeoria da estrutura retóricapt_BR
dc.subjectTheory of the structure rhetoricpt_BR
dc.subjectMarcadores discursivospt_BR
dc.subjectDiscourse markerspt_BR
dc.subjectCoerênciapt_BR
dc.subjectConsistencypt_BR
dc.titleUma investigação funcionalista dos meios de expressão das relações retóricas de causa e resultado em locuções formaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo descrever os meios de expressão das relações retóricas de causa e de resultado em elocuções formais do tipo aula. A partir da aplicação da Teoria da Estrutura Retórica, teoria funcionalista criada por Mann e Thompson (1987), utilizada para descrever as relações que se estabelecem entre as partes de um texto, pretende-se verificar a importância das relações de causa e de resultado na construção de um discurso que se propõe a explicar e ensinar, conforme seu tipo de marcação em determinado contexto de aula. Para tanto, as relações foram identificadas no corpus e, em seguida, classificadas quanto ao tipo de marcação. Depois foi observado como as relações foram empregadas para que os professores que foram informantes atingissem seus propósitos comunicativos. O corpus da pesquisa é constituído de três elocuções formais (aulas) pertencentes ao banco de dados do Funcpar (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/ Noroeste do Paran·). Os informantes da pesquisa são professores universitários que nasceram ou residem na cidade de Maringá (PR) há mais de 10 anos. Para a coleta dos dados, foram realizadas gravações durante as aulas de graduação, as quais foram transcritas conforme padrões baseado nas normas do projeto NURC, com algumas adaptações e segmentadas em unidades entonacionais, conforme Chafe (1987). Os resultados da pesquisa apontam que a an·lise das relaÁıes de causa e resultado na fala dos professores contribuiu não só com seus propósitos de ensinar, mas também com a inclinação da interpretação dos alunos diante das explicações e objetivos comunicativos dos professores. Isso acontece porque tanto a causa quanto o resultado auxiliam na explicação de determinado assunto, pois parecem facilitar o entendimento por parte dos alunos, uma vez que é mais fácil se compreender um resultado quando sua causa é apresentada. Por meio desta dissertação de mestrado, espera-se contribuir com as pesquisas sobre organização textual, sobretudo do discurso falado, pois as escolhas feitas pelo produtor de um texto, conforme seu gênero, podem influenciar não só sua coerência e entendimento, mas também os propósitos que o produtor deseja atingir. A descrição dos meios de expressão dessas relações também pode servir como base para trabalhos de geração e interpretação automática de textos na Linguística Computacional e também para a criação de materiais de produção textualpt_BR
dc.degree.localMaringápt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Antonio, Juliano Desiderato-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UEM_PLE_M_Mamus, Priscila Teixeira_2007.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.