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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20351
Título: | Barreiras que impedem a prática da leitura na EJA |
Autor(es): | Brambilla, Rosane |
Orientador(es): | Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de |
Palavras-chave: | Leitura (Educação de adultos) Incentivo à leitura Educação de adultos Reading (Adult education) Reading promotion Adult education |
Data do documento: | 22-Mar-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BRAMBILLA, Rosane. Barreiras que impedem a prática da leitura na EJA. 2012. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | A presente investigação, realizada por meio de uma pesquisa interpretativista, foi norteado pela seguinte pergunta de pesquisa: “Quais barreiras impedem a prática de leitura na EJA?” Para responder a essa pergunta, a discussão utilizou-se de concepções de leitura, buscando assim uma possível interpretação para as relações no contexto escolar em foco. Parte-se da ideia de que as barreiras que os alunos constroem da prática de leitura, os deixam em determinadas posições produzindo repercussões no processo de ensino e aprendizagem. A análise dos registros mostrou que tais barreiras remetem a um conflito de opiniões: leitura para alguns é uma obrigação e para outros um ato de prazer e conhecimento, entretanto a maioria é consciente sobre a importância da leitura, mas também admitem que lhes falta o hábito de ler. Sendo assim, a leitura passa a ter apenas a função de ponte e apoio no processo ensino aprendizagem escolar. A repercussão desse conflito nas interações entre os participantes e nos diferentes significados que atribuem às leituras ora os inclui, ora os exclui nos/dos discursos historicamente construídos sobre os alunos da EJA. E é nos depoimentos desses participantes, que esse estudo se apoia para apontar possíveis saídas em direção a um projeto educativo que incorpore os próprios alunos em sua construção curricular e em suas decisões pedagógicas. |
Abstract: | Esta investigación, llevada a cabo a través de una búsqueda interpretativa se ha guiado por la siguiente pregunta de investigación: "¿Qué barreras impiden la práctica de la lectura en la educación de adultos" Para responder a esta pregunta, se utilizó el análisis de las concepciones de la lectura, tratando de una posible interpretación de las relaciones en el contexto de la escuela en el enfoque. Se inicia con la idea de que las barreras que los estudiantes construyen la práctica de la lectura, los dejan en ciertas posiciones que producen repercusiones en la enseñanza y el aprendizaje. El análisis de los datos demostró que estas barreras se refieren a un conflicto de opiniones: la lectura es una necesidad para algunos y para otros un acto de placer y conocimiento, mientras la mayoría es consciente de la importancia de la lectura, pero también admiten que no tienen el hábito de leer. Por lo tanto, la lectura sólo se reemplaza la función de puente y apoyo en el proceso de aprendizaje en la escuela. Las repercusiones de este conflicto en las interacciones entre los participantes y los diferentes significados que se atribuyen a las lecturas incluyen a veces, ya veces excluyen a los discursos, construidos históricamente en los estudiantes de educación de adultos. Y son en los testimonios de estos participantes que, este estudio se apoya a las posibles soluciones a apuntar hacia un proyecto educativo que incorpora a los estudiantes en su plan de estudios y la construcción de las decisiones pedagógicas. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20351 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos |
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