Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20337
Título: | Importância e utilização das atividades lúdicas na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Heberle, Karina |
Orientador(es): | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
Palavras-chave: | Motivação na educação Rendimento escolar Atividades criativas na sala de aula Motivation in education Academic achievement Creative activities and seat work |
Data do documento: | 5-Dez-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | HEBERLE, Karina. Importância e utilização das atividades lúdicas na educação de jovens e adultos. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
Resumo: | A motivação do aluno pela aula é fator essencial para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. O lúdico, quando utilizado na educação, torna-se uma ferramenta importante que possibilita essa motivação, facilitando o aprender. As atividades lúdicas podem e devem ser trabalhadas de diversas formas em diversas faixas etárias, especialmente na educação de jovens e adultos, pois o lúdico pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e para a melhoria da educação. Com base nessas informações o intuito desta pesquisa foi pautado na seguinte pergunta: os professores fazem uso de atividades lúdicas para explicação de conteúdos e se os mesmos acreditam que estes recursos realmente facilitam a aprendizagem de alunos da educação de jovens e adultos e tornam as aulas teóricas mais atrativas? Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica além de entrevista através de questionário aos docentes da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Santa Helena no Paraná. Como resultado verificou-se que a grande maioria dos docentes utiliza o lúdico em suas aulas e o considera uma importante ferramenta pedagógica. Com isso, ressalta-se a importância dos professores se utilizarem desses recursos como auxiliadores do processo de ensino e aprendizagem, pois motivam o aluno e facilitam o aprender. |
Abstract: | The motivation of the student by the classroom is an essential factor for the occurrence of the process of teaching and learning. The playful, when used in education, becomes an important tool that enables this motivation, facilitating learning. The recreational activities can and should be dealt with in different ways at different ages, especially in youth and adults, since the play can contribute to the process of teaching and learning and improving education. Based on these data the aim of this work is founded on the following question: do teachers use recreational activities for explanation of contents and they really believe that these features facilitate the learning of students in the education of young people and adults and make the classroom more attractive? For this purpose, the methodology used was the interview through a questionnaire to the teachers of the Youth and Adult Education of the City of St. Helena in Paraná. As result it was found that the vast majority of teachers use in their classes and recreational activities consider them an important educational tool. Thus, it emphasizes the importance of teachers to use these resources as an aid to teaching and learning because the student motivate and facilitate learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20337 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_PROEJA_2012_IV_09.pdf | 376,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.