Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20334
Título: Perfil das dificuldades na leitura em língua inglesa de uma turma de EJA no município de Medianeira
Autor(es): Souza, Márcia Lurdes de
Orientador(es): Buss, Lenisse Isabel
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Linguagem e educação
Leitura (Ensino supletivo)
Language and languages - Study and teaching
Language and education
Leitura - Estudo e ensino (Ensino supletivo)
Data do documento: 5-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Márcia Lurdes de. Perfil das dificuldades na leitura em língua inglesa de uma turma de EJA no município de Medianeira. 2011. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo levantar o grau das dificuldades no processo ensino-aprendizagem em relação à prática de leitura em língua inglesa em uma turma de alunos de Ensino Médio - Modalidade EJA. Participaram da pesquisa dezessete alunos do Ensino Médio - Modalidade EJA, estudantes do Colégio Estadual CEEBJA localizado na cidade de Medianeira- PR. A pesquisa com base nos objetivos foi descritiva e com base nos procedimentos técnicos foi bibliográfica com pesquisa de campo. Primeiramente os estudantes foram questionados sobre idade, sexo, número de filhos e estado civil. Após responderem essas questões, eles foram questionados sobre o vocabulário descontextualizado presente nos textos em Língua Inglesa, interferências da Língua Materna na compreensão da Língua Inglesa, quantidade de horas semanais para aprender Inglês e falta de material didático apropriado. No final da pesquisa foi traçado o perfil do aluno de EJA em relação ao grau de dificuldade na prática de leitura de textos em Língua Inglesa.
Abstract: This work aimed to obtain the degree of the difficulties in the teaching-learning process regarding the reading practice in a group of High School - Modality- EJA. Seventeen students of the State School CEEBJA located in Medianeira - PR, participated in the research. The research based in the objective was descriptive and based in the technical procedures, was bibliographical with field work. Firstly, the students were questioned about age, gender, quantity of sons and marital status. After answering these questions, they were questioned about the vocabulary without context presented in the texts in English language, interferences of the mother tongue in the comprehension of the English language, hours per week for learning English and the lacking of suitable educational stuff. In the end of the research was sketched the profile EJA student regarding the degree of difficulty in the practical of reading texts in English language was sketched.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20334
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_PROEJA_2012_IV_13.pdf607,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.