Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20333
Título: | Perfis e expectativas de alunos trabalhadores ingressos no programa de educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Vesohoski, Adriana |
Orientador(es): | Santos, Ricardo dos |
Palavras-chave: | Educação Aprendizagem de adultos Education Adult learning |
Data do documento: | 1-Mar-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | VESOHOSKI, Adriana. Perfis e expectativas de alunos trabalhadores ingressos no programa de educação de jovens e adultos. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | A Secretaria de Estado de Educação do Paraná juntamente com o Colégio Estadual Professor Francisco Lima da Silva de Cascavel – PR com apoio do Governo Federal, oferece o Curso Técnico Secretariado – PROEJA. O Programa de Educação voltado para jovens e adultos visa a recuperação de alunos fora da faixa etária e que por algum motivo vieram a interromper seus estudos. O aluno busca deste Programa profissionalização com intuito de ser inserido no mercado de trabalho criando uma perspectiva de mudança pessoal. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil do aluno a fim de conhecer as necessidades que levaram estes a se inserirem no Programa PROEJA, verificando a importância do curso em sua vida. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 61 alunos devidamente matriculados no curso Técnico secretariado - PROEJA no período noturno, revelando que a grande maioria dos educandos trabalha e estuda, sendo que destes 67% são mulheres. Dentre os entrevistados 57% possuem ate 30 anos e 77% tem filhos. Quase em sua totalidade detém hábito de leitura e assistem televisão com acesso a informações variadas. Com relação a procura pelo Programa PROEJA 100% são provenientes de escolas públicas e a maioria estavam a mais de 10 anos fora da escola, retornando por vários motivos, preferencialmente para adquirir conhecimentos e aumentar as oportunidades de trabalho para garantir a sobrevivência. Com relação aos motivos que levaram a desistência da escola 30% foi por necessidade de trabalhar ainda jovem e o restante para cuidar dos filhos, problemas familiares e outros. A maioria dos entrevistados espera da escola, em especial do Programa PROEJA, novas perspectivas de vida, sonhos, metas e aquisição de novos conhecimentos. Os educandos relataram que durante o curso houve mudança em sua vida pessoal e recomendam o Programa para amigos e familiares. Dos estudantes entrevistados 57% trabalham com carteira assinada e 40% subiram de cargo ou trocaram a profissão durante o curso PROEJA. |
Abstract: | The State Department of Education along with the Parana State High and Basic School Francisco Lima da Silva from Cascavel – PR with support of Federal Government, offers the Technical Course of Secretariat – PROEJA. The educational program targeted to youth and adults aims the recovery of students outside the average age and that for some reason came to interrupt their studies. The student takes from this Program the professionalization with the aim to be inside the work market creating a perspective of personal change. The objective of this research was to characterize the profile of the student in order to meet the needs that let them to fit into the PROEJA Program, checking the importance of the course in their lives. Data was collected through a semi-structured questionnaire applied to 61 students duly enrolled in the Technical of Secretariat – PROEJA in the evening period, reveling that most of the students work and study and 67% are women. Among the interviewed 57% are until 30 years old and 77% have children. Almost everybody has the ability of reading and watch television with access to varied information. Regarding the demand for PROEJA Program 100% come from public schools and almost everybody was 10 years out of the school, coming back for several reasons, mainly to acquire knowledge and increasing job opportunities for survival. Among the reasons that led to school drop-out was 30% by the need to work still at young age and the others, to take care of their children and other familiar problems. Most of the people that were interviewed expect the school, especially of PROEJA Program new perspectives of life, dreams, goals and acquire new knowledge. The students reported that during the course there was a personal change in their personal lives and they recommend the Program to their friends and family. From the students that were interviewed 57% work legally formalized and 40% got higher positions or changed jobs during the PROEJA Course. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20333 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_PROEJA_2012_IV_01.pdf | 418,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.