Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20331
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mendonça, Rosemeire Casatte | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T13:15:06Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T13:15:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-30 | |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Rosemeire Casatte. Aplicação de jogos matemáticos como recurso didático. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20331 | - |
dc.description.abstract | The present work was sketched from theoretical studies related to the use of the game in the teaching-learning process of mathematics. A priori was analyzed the term game and the types of existing games, and the importance of this methodological resource in the classes of mathematics. Next, a theoretical framework was developed for the elaboration of a work project with games. That outlined the possible didactic-pedagogical applicability of this resource. Finally, a field research was carried out with the students of the High School in order to verify the lags in the area of mathematics and the probabilities of pedagogic interventions, and how these interferences contribute to the learning of the mathematical concepts in the game situation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Games in mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Mathematics (Fundamental education) | pt_BR |
dc.title | Aplicação de jogos matemáticos como recurso didático | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi esquematizado a partir de estudos teóricos relacionados à utilização do jogo no processo ensino-aprendizagem da matemática. A priori analisou-se o termo jogo e os tipos de jogos existentes, e a importância deste recurso metodológico nas aulas de matemática. Em seguida com base em um referencial teórico, foi elaborado um projeto de trabalho com jogos, que delineou as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas deste recurso. Por fim realizou-se uma pesquisa de campo com os alunos do Ensino Fundamental a fim de corrigir as defasagens na área de matemática como possibilidades de intervenções pedagógicas, e como tais ingerências contribuem para o aprendizado dos conceitos matemáticos na situação de jogo. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbeta, Claudia de Faria | |
dc.contributor.referee1 | Barbeta, Claudia de Faria | |
dc.contributor.referee2 | Trevisan, André Luis | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação Matemática e Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_EMAT_I_2017_14.pdf | 555,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.