Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327
Título: | Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | A study on math anxiety and motivation in elementary school students |
Autor(es): | Silveira, Juliana Otto da |
Orientador(es): | Dalto, Jader Otavio |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Ansiedade Motivação na educação Mathematics - Study and teaching Anxiety Motivation in education |
Data do documento: | 31-Mai-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SILVEIRA, Juliana Otto da. Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre possíveis relações entre motivação para aprender e ansiedade em relação à matemática em alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizadas dois tipos de escalas ambas do tipo Likert, uma relacionada à ansiedade matemática e outra a escala de atitudes em relação à matemática, onde podemos verificar que 75% dos alunos participantes da pesquisa possuem um grau mais elevado de ansiedade em relação à matemática e que esses mesmos alunos que possuem esse grau mais elevado de ansiedade possuem atitudes neutras em relação à matemática. Como conclusão, entendemos que os alunos podem ter criado algum tipo de proteção invisível quando tem que executar alguma atividade relacionada com a disciplina, para evitar algum tipo de sofrimento ou punição. |
Abstract: | The aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathematics, where we can see that 75% of students participating in the research have a higher degree of anxiety in relation to mathematics and that these same students that have this higher degree of anxiety have neutral attitudes in relation to mathematics. As a conclusion, we understand that students may have created some kind of invisible protection when you have to perform some activity related to discipline, to avoid any kind of pain or punishment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327 |
Aparece nas coleções: | LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_EMAT_I_2017_06.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.