Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327
Título: Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A study on math anxiety and motivation in elementary school students
Autor(es): Silveira, Juliana Otto da
Orientador(es): Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ansiedade
Motivação na educação
Mathematics - Study and teaching
Anxiety
Motivation in education
Data do documento: 31-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVEIRA, Juliana Otto da. Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre possíveis relações entre motivação para aprender e ansiedade em relação à matemática em alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizadas dois tipos de escalas ambas do tipo Likert, uma relacionada à ansiedade matemática e outra a escala de atitudes em relação à matemática, onde podemos verificar que 75% dos alunos participantes da pesquisa possuem um grau mais elevado de ansiedade em relação à matemática e que esses mesmos alunos que possuem esse grau mais elevado de ansiedade possuem atitudes neutras em relação à matemática. Como conclusão, entendemos que os alunos podem ter criado algum tipo de proteção invisível quando tem que executar alguma atividade relacionada com a disciplina, para evitar algum tipo de sofrimento ou punição.
Abstract: The aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathematics, where we can see that 75% of students participating in the research have a higher degree of anxiety in relation to mathematics and that these same students that have this higher degree of anxiety have neutral attitudes in relation to mathematics. As a conclusion, we understand that students may have created some kind of invisible protection when you have to perform some activity related to discipline, to avoid any kind of pain or punishment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_06.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.