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dc.creatorVanzeli, Geislaine Espósito Pina
dc.date.accessioned2020-11-24T13:15:01Z-
dc.date.available2020-11-24T13:15:01Z-
dc.date.issued2017-04-30
dc.identifier.citationVANZELI, Geislaine Espósito Pina. Questões de uma olimpíada de matemática: um recurso para a sala de aula. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20326-
dc.description.abstractThe objective of this study is to compare the contents of a test of the first phase of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP), conducted by the National Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA), referring to the 6th and 7th grade, pertinent to the years 2015 and 2016, with the contents indicated by the teaching curriculum of Paraná. This comparison will examine whether the OBMEP items are type of exercises or routines of teaching materials. We begin with a history of OBMEP, moving on to a brief discussion of the difference between learning assessment and external evaluation, aiming to ascertain the role evaluation in the school dynamics and the student evaluation process, then we analyze the geometry in the context of the curriculum, and discuss some possibilities of conducting a class with some questions of OBMEP, finally we identify what are the contents and commands that were required in the external test, to solve doubts of understanding when solving problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática - Competiçõespt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectMathematics - Competitionspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.titleQuestões de uma olimpíada de matemática: um recurso para a sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeMathematical olympiad issues: a resource for the classroompt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo comparar os conteúdos contemplados em uma prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), referente ao 6º e 7º ano, pertinente a 2015 e 2016, com os conteúdos indicados pelo currículo de ensino do Paraná. Essa comparação buscará apreciar se os itens da OBMEP são exercícios tipo ou rotineiros de materiais didáticos. Iniciou-se com histórico da OBMEP, passou para uma breve discussão da diferença entre avaliação da aprendizagem e avaliação externa, buscando visar qual o papel da avaliação na dinâmica da escola e do processo de avaliação escolar do aluno. Foi analisada a Geometria no contexto do currículo, em seguida discutidas algumas possibilidades de condução de aula com algumas questões da OBMEP, identificando quais são os conteúdos e comandos mais exigidos na prova externa, para sanar dúvidas de compreensão no momento da resolução de problemas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Marcele Tavares
dc.contributor.referee1Mendes, Marcele Tavares
dc.contributor.referee2Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee3Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

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