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dc.creatorVergennes, Dhymmi Samuel
dc.date.accessioned2020-11-24T13:15:00Z-
dc.date.available2020-11-24T13:15:00Z-
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.citationVERGENNES, Dhymmi Samuel. Estudo das affordances para aprendizagem dos conceitos de perspectiva holográfica, em óptica física, por meio de um simulador de hologramas, para o ensino médio. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20325-
dc.description.abstractThe concern with the impacts of the research in Science Teaching and, especially, in the Teaching of Physics, has been reason of reflection of researchers of the area for more than a decade. However, the advances from academic research are not providing significant improvements in the practices adopted in the school system. According to some authors, this is due to the insufficient contact between the teacher inserted in the brazilian school system and the knowledge obtained from academic research. Aiming at supporting the process of adaptation, in which the situation described above fits, it is an attempt in the present writing, to develop an innovative didactic proposal, adapted to the school reality, and based on the concept of affordances. The aim is to verify if there are potentialities of use of the concept of affordances, regarding the process of teaching and learning, in a school environment. For this purpose, the construction and use of a low cost hologram simulator was performed, in which the identification of affordances was used in the development of all stages of the process. The main affordances identified, were recorded in three tables, divided by categories: positive affordances, negative affordances and false affordances. It is hoped that, the present proposal will serve as a model, to be extended to other experimental practices - such practices may be part of new academic research - precisely because it allows the teacher, in the execution of his duties, to anticipate the main difficulties and confusions - both procedural and conceptual - that are likely to be manifested by the learners, in the school environment, during the execution of the experimental proposal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectÓptica físicapt_BR
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectHolografiapt_BR
dc.subjectPhysics (High school)pt_BR
dc.subjectPhysical opticspt_BR
dc.subjectPerspectivept_BR
dc.subjectHolographypt_BR
dc.titleEstudo das affordances para aprendizagem dos conceitos de perspectiva holográfica, em óptica física, por meio de um simulador de hologramas, para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeStudy of the affordances for learning the concepts of holographic perspective, in physical optics, through a hologram simulator, for High schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA preocupação com os impactos da pesquisa em Ensino de Ciências e, em especial, no Ensino de Física, tem sido motivo de reflexão de pesquisadores da área há mais de uma década. No entanto, os avanços oriundos de pesquisas acadêmicas não estão propiciando melhorias significativas nas práticas adotadas no sistema escolar. Segundo alguns autores, isto ocorre devido ao contato insuficiente entre o professor inserido no sistema escolar brasileiro e os conhecimentos obtidos a partir das pesquisas acadêmicas. Almejando-se auxiliar no processo de adequação, em que se enquadra a situação acima descrita, surge como intento no presente escrito, o desenvolvimento de uma proposta didática inovadora, adaptada à realidade escolar, e embasada no conceito das affordances. Pretende-se verificar se existem potencialidades de utilização do conceito de affordances, no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, em um ambiente escolar. Com esta finalidade, foi realizada a construção, e utilização, de um simulador de hologramas de baixo custo, em que se empregou, no desenvolvimento de todas as etapas do processo, a identificação de affordances. As principais affordances identificadas, foram registradas em três tabelas, divididas por categorias: as affordances positivas, as affordances negativas e as affordances falsas. Espera-se que, a presente proposta sirva como um modelo, a ser estendido à outras práticas experimentais – podendo tais práticas comporem novas pesquisas acadêmicas - justamente por permitir que o docente, na execução de suas atribuições, tenha como antecipar as principais dificuldades e confusões – tanto procedimentais, quanto conceituais - que provavelmente serão manifestadas pelos aprendizes, no ambiente escolar, durante a execução da proposta experimental.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sérgio de
dc.contributor.referee1Camargo Filho, Paulo Sérgio de
dc.contributor.referee2Goya, Alcides
dc.contributor.referee3Lima, João Paulo Camargo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

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